domingo, agosto 10, 2014

DILUSION


Após uma ingressão ao universo de Harry Potter e regressado à nossa, aparente, realidade penso que o melhor é seguir o conselho da ilusória estrutura bancária potteriana - ler foto até ao fim, p.f.!
Nesta estória do Novo Banco e do mau banco, nada é o que parece! E a aparente convicção que está a ser criada é que, primeiro, os contribuintes não pagam a conta... segundo, o DDT e respectiva família foram desapossados do seu poder de influência... terceiro, os pequenos aforradores e accionistas são protegidos!
Mas há questões prévias a responder, primeiro, o Regulador andou a dormir? Então permite que alguém que foge aos impostos e se "esquece" de declarar milhões de euros em rendimentos, continue a tutelar o maior grupo financeiro português!? Não é o que dizem as regras do sector bancário! Segundo, porque é que Vitor Bento não assumiu logo a liderança do Novo Banco, dando-se uma moratória de 15 dias?! Terceiro, porque é que só agora se sabe que a solução preconizada já andava a ser "cozinhada" pelo Banco de Portugal cerca de uma semana antes!!! Quarto, será ignorância minha, ou serei naïf, mas a solução reconduz-se a uma grave entorse ao princípio da igualdade. Porque é que a lei do sector bancário foi alterada...? Não deveria ser geral e abstracta, ou é casuística e concreta!? E não me venham com o risco sistémico porque o Banco Mau aí ficou e a protecção dos aforradores poderia ser encontrada no âmbito da legislação geral! Com certeza os maiores credores do GES e BES são as próprias instituições de crédito contribuintes do Fundo de Resolução! Parece que a solução preconizada tem tanto de maniqueísta, que mais faz lembrar as estórias da carochinha, com "bons" dum lado e "maus" do outro!
Numa palavra, o caso não é o BPN, mas a opacidade neste processo não desapareceu! Portugal é um pais "pequeno", com uma pequena elite dirigente. O que o torna num pais hermético! E onde não se criam ilusões, mas fazem-nos acreditar que aquilo que sabemos serem ilusões são a realidade... Como dizem os anglo-saxónicos... DILUSION!
Só mesmo num universo paralelo poderemos estar a salvo: "whom can I trust?"... é que a realidade supera sempre a ficção!

Sem comentários:

Enviar um comentário