quinta-feira, setembro 05, 2013

UMA COISA É UMA COISA OUTRA COISA É OUTRA COISA



Por muito que custe aos spin doctors menesistas, Rui Moreira não é uma cópia, um sucedâneo ou uma marioneta de Rui Rio. Salta à vista que não perde para Rio em qualquer critério pessoal, cultural, político ou profissional que se queira analisar e é por isso que vai ganhar a Câmara do Porto.

As qualidades intelectuais e pessoais de Rui Moreira, bem como o seu equilíbrio e visão, comparam bem com uma certa crispação e algum paroquialismo de que sofria Rui Rio, que contribuíram para limitar, em maior ou menor medida, a afirmação e desenvolvimento do Porto nos últimos anos. Não tenho dúvida de que Rui Moreira vai fazer mais e melhor do que Rio, sem perder de vista os aspectos positivos da sua gestão.

A verdade é que Rui Moreira merece o voto daqueles que, por qualquer motivo ou até sem nenhum, não suportam Rui Rio (e eu conheço muitos destes eleitores), desde logo porque os defeitos apontados à gestão de Rui Rio não se ultrapassam ou sanam com o seu reverso, Luís Filipe Meneses.

Surpreende-me como é que pessoas inteligentes e sensatas, algumas que muito prezo, consideram que é com Meneses que o Porto vai inverter a decadência e subscrevem tranquilamente a torrente de propostas meias estrambólicas ou impossíveis de concretizar, no actual contexto ou noutro qualquer, que quasi diariamente são anunciadas.
 
Confundem o concurso de ideias que Meneses joga permanentemente consigo próprio com visão estratégica para a cidade. Estão errados. Não é de Luís Filipe Menezes que o Porto precisa nesta hora, pese embora algum voluntarismo simpático e até bem intencionado que se queira reconhecer-lhe. O que faz falta ao Porto é bom senso, respeitabilidade, competência, estratégia, rigor, liderança, serenidade, independência, cultura e capacidade de compreensão da realidade. Faz-nos falta Rui Moreira.

Até posso tentar entender aqueles que apoiam Meneses por estarem desesperados com o estado a que chegou a cidade, mas não posso aceitar que se rendam e percam o critério. Eu não me rendo nem desespero, pelo Porto apoio Rui Moreira.

2 comentários:

  1. Bravo! Jà sabes que partilho o que acabas de escrever e não seria capaz de o dizer com a mesma serenidade e inteligência. E compreendo perfeitamente a tua perplexidade, que é a minha também, de ver como é que ainda hà pessoas de tino e supostamente informadas que pensam que o Porto teria futuro, credibilidade e prestìgio se por desgraça ficasse à mercê do iluminado de Gaia.

    ResponderEliminar