quinta-feira, agosto 29, 2013

"Também eu"

Quase tanto como com aquelas pessoas que passam a vida a mudar de opinião, e não me estou a referir à mudança de ideias que significa adaptação a novas circunstâncias, ou à que supõe uma argumentação fundamentada e inteligente sobre um tema, mas à mudança radical e gratuita de ideias porque sim, não queria, mas agora já quero, disse mal daquele mas agora já o tenho no coração, e então? não posso? mudar de ideias é normal, não é? é assim mais ou menos como vestir e despir um casaco, digo eu, deixo mal os outros mas não tem mal, adiante, dizia eu, que quase tanto como com estes seres, embirro com os do "também eu". A regra do "também eu" é imbatível como regra de conversação. Se alguém está a falar do filho que está doente, mas que, enfim, modestamente se limitou a soltar uns espirros, é inevitável que o interlocutor tenha um filho que praticamente está a morrer de pneumonia, se se está a mudar de casa, o mesmo ser, que provavelmente não estará a fazer mudanças em simultaneo, dirá imediatamente que está a pensar em mudar também, e que já anda a ver casas, se possivel em zona próxima, e se se tem muito trabalho, e se se solta um suspiro, o outro está seguramente a morrer de cansaço e não admitirá réplica ou comparação. Deixo-lhes aqui o meu avisado conselho: não abram a boca ao pé destes seres. É extenuante, não compensa, e só lhes dá ideias....

Sem comentários:

Enviar um comentário