quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Portas trancadas


Há pessoas que gostam muito de falar em princípios e valores e que se dizem defensores das liberdades e da democracia, e contudo, quando vão a Angola, são capazes das mais desavergonhadas afirmações e da bajulação mais abjecta da família de Eduardo dos Santos.

 Já há dois ex-ministros dos negócios estrangeiros portugueses a presidirem bancos sediados em Portugal nos quais a família Santos adquiriu posições de controlo. Parece que o actual titular da pasta tenta pôr-se a jeito caso mais tarde a família Santos precise de outro “ex” para dar um ar de compostura aos seus interesses.

Sinto vergonha quando um responsável político português vai a Luanda afirmar que “O Presidente angolano é um dos grandes líderes africanos”. Sinto vergonha quando um ministro que se diz democrata-cristão afirma que “A eleição de José Eduardo dos Santos para Presidente da República, em Agosto passado, foi um passo importante na estabilização, no desenvolvimento e no progresso de Angola”.  Não! E nem havia necessidade.

É indecente. É miserável. Os que assim trancam a porta à esperança hão-de acabar entalados nela.


 

4 comentários:

  1. Parabéns Francisco.
    (mas eu evitava dizer mal dos angolanos em público)

    ResponderEliminar
  2. Acabo de ver pela internet um video em que se vê duas mulheres angolanas sendo brutalmente espancadas por vàrios homens por alegadamene terem roubado uma garrafa de champagne de um armazém. O video é insuportàvel de violência e de falta de humanidade. Estas pràticas e esta gente sã o apanàgio do actual regime corrupto de Eduardo dos Santos. Desgraçadamente este video assim como as declarações hipocritas de Bento Bento e do chefe a polìcia de Luanda vêm confirmar o que desde hà muito venho denunciando: a natureza criminosa do actual poder angolano, esse mesmo poder que o ministro Paulo Portas foi esta semana elogiar.

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco
    Pessoalmente não fui capaz de ver as imagens que refere pois estou cheio de ser bombardeado com imagens de violência de todo o género.
    Obviamente subscrevo e aplaudo a sua denúncia, mais a mais neste espaço.
    Quem, como Paulo Portas (et all) suporta e negoceia com gente dessa, em nome de uma qualquer "real politik" não vale mais do que os bárbaros assassinos que suporta.
    Não sei o que pensa de quem, sabendo disto, aceita continuar a fazer parte de uma agremiação liderada por tal canalha...

    ResponderEliminar