quarta-feira, janeiro 23, 2013

OS DESAFIOS DO PORTO (I)

Desengane-se quem pensa que as eleições autárquicas no Porto são apenas contas de mercearia.


Uma pesquisa pelos blogues e fico admirado com o que escrevem pessoas supostamente cultas e urbanas. Parece que se prepara uma luta quase civilizacional a propósito da possível candidatura de Rui Moreira à câmara do Porto. Uma parte dos apoiantes de Luis Filipe Menezes começa já a salivar, e lamento muito dize-lo, a puxar para o pé de chinelo.

Já se percebeu pelo tom como vai ser a campanha, atacar a pessoa e deixar para segundo plano os projectos, programas e ideias. O que é pena, pois a Luis Filipe Menezes não faltam ideias, algumas interessantes, como a ligação às Universidades, outras absolutamente estapafúrdias, como pôr os miúdos a aprender mandarim ou irem à ópera uma vez por mês.

Mas a questão principal nem é tanto as ideias mas sim a sua execução, e aí é que a porca torçe o rabo.

Se olharmos para os grandes defensores da “mudança de paradigma” em relação à coisa pública, ficamos com a sensação que o tempo do populismo, das promessas sem fundamento, do fazer e depois logo se vê, tinha acabado. Mas não, no caso de Luis Filipe Menezes esquecem-se que tem sido uma cópia fiel dos políticos que deixaram o país no bonito estado em que está. E o mais grave do meu ponto de vista é a leitura completamente enviesada da Lei da limitação de mandatos.

Nada me move contra Luis Filipe Menezes, é até um dos políticos que mais urticária causa no politiquês da Capital, e isso dá-me um certo gozo. Mas no tempo que estamos, e friso esta frase, no tempo que estamos, o Presidente da Câmara de Gaia não é o adequado.

O que o Porto precisa é de continuar a consolidação financeira e de trabalho com sentido de responsabilidade. Claro que mais três pontes, que se pagam elas próprias (onde é que eu já ouvi isto?), é uma ideia gira, mas não é com ideias giras que se governa a segunda cidade do país. O tempo das grandes obras para outros pagarem já acabou.



Não sei se o Rui Moreira vai ser candidato. Ao contrário do que muitos dizem, fará diferente de Rui Rio, e seguramente de Luis Filipe Menezes, por isso espero que o Porto em 2013 tenha uma candidatura que orgulhe a Cidade e o Norte.

1 comentário: