quarta-feira, outubro 17, 2012

E 2014?



Eu, tal como o Estado, com vergonha o confesso, também me endividei. No entanto, ao contrário do Estado, pedi dinheiro emprestado para comprar activos, móveis ou imóveis, que existem e têm (algum, pelo menos) valor e utilidade. Não deitei o dinheiro fora.

Há, ainda, outra diferença entre o meu percurso e o do Estado que não é um pormenor: eu era solvente, tinha dinheiro, ou boas perspectivas de o gerar, para pagar a minha dívida. Até que o Estado violou o contrato social que tinha comigo – também gosto de dizer estas coisas de "esquerda" – e me começou a roubar, em vez de me tributar justamente, para poder pagar as dívidas dele.

O resultado disto, infelizmente, é que eu, que era solvente, posso vir a deixar de o ser em consequência do assalto fiscal, sem que apesar disso o Estado resolva o problema dele, pois não reduz a sua despesa nem vai aumentar a receita fiscal. Pode ser até que não haja margem para fazer outra coisa, mas é impossível que não se tenha consciência de que ao tributar desta forma as famílias e a economia em geral se destrói a poupança, o investimento e o consumo. Em suma, acaba-se com as empresas e com o emprego.

Os juros da dívida e a redução do défice de 2013 sabemos quem vai pagar. Em 2014 não sabemos, receio bem que  não restará ninguém para pagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário