sábado, julho 07, 2012

Nein. Es ist für mich


Trata-se da última frase do filme “Das Leben der Anderen” (‘A vida dos outros’).

O filme é de 2006 mas só agora o vi graças ao dvd que me ofereceram. O meu alemão não chega para perceber os diálogos mas gosto de ouvi-los e, com a muleta de legendas num outro idioma, dou-me a impressão que fico por dentro e que sinto o que se passa através da língua de Goethe.

Recomendo-o. A história passa-se em Berlim-Este de 1984: um capitão da Stasi ( a Pide da RDA) é encarregado de vigiar a vida de um dramaturgo, sem saber que está afinal a participar numa intriga que permita ao ministro afastar o concorrente que lhe impede de disfrutar do corpo sensual da actriz.

Na minha opinião, o realizador consegue recriar muito bem a atmosfera claustrofóbica do dia-a-dia do “socialismo real”, sem estereótipos nem demagogia, e cada personagem gere a sua dose de cobardia ou de dignidade de uma forma que lhe dá credibilidade e nos agarra pelo pescoço. Ulrich Mühe, o actor que desempenha o papel do capitão da Stasi, é outra mais-valia de um filme que não se pode deixar de ver. Que bela prenda: vi-a e pensei “es ist für mich”.

1 comentário:

  1. Bring dann bitte dein DVD mit. Es ist für mich...
    FRF

    ResponderEliminar