sexta-feira, julho 20, 2012

Guilherme de Oliveira Martins


Segundo o Expresso online: Estão criadas todas as condições para que a flexibilização dos prazos e metas da troika ocorram”, afirmou o Presidente do Tribunal de Contas em entrevista à Antena 1, reconhecendo, no entanto, que "não é oportuno falar já disso".

Se não o considera oportuno, porque falou então?

Em boa verdade Oliveira Martins é apenas mais um que junta a sua voz ao coro dos que clamam pelo prolongamento da depressão colectiva que por aí grassa, uns na expectativa de que o seu arrastamento até às próximas eleições lhes possa tapar a nudez, outros apenas por mera resistência à mudança.

Infelizmente tive já de lidar com alguns processos de reorganização, nos quais sempre me guiei por critérios de rapidez. Quanto mais curto o processo, mais depressa a vida voltava a sorrir.

Nunca hei de compreender porque razão surgem estes apelos em tudo quanto é sítio noticioso. Se o que está a ser feito tem mesmo de o ser, e é depressivo, então a lógica será encurtar-lhe a duração, para também mais rápido se poder respirar.

Sobretudo nunca hei de entender a fobia da comunicação social em dar-lhes desmesurado eco, a ponto de já me parecer estranho sair de casa depois de ver os noticiários e sentir que a vida afinal ainda mexe.

Algumas destas vozes continuam, como habitualmente, apenas a defender os interesses dos seus próprios umbigos, em prejuízo do colectivo nacional. Muitas outras se lhes juntam simplesmente por não perceberem, ou se recusarem a perceber, o problema. Outras ainda porque já começam a sentir que algo que fazia parte do seu pequeno mundo está mesmo a mudar.

Neste particular não deixa de ser curioso constatar como inúmeros comentadores dos três partidos chamados do “arco da governação” se juntam agora e alinham os seus comentários em claro saudosismo de um certo passado que sentem a fugir debaixo dos pés, mas lhes dava a ilusão duma importância e estatuto social que julgavam ter, e que afinal só nos conduz ao problema.

A solução unicamente advirá duma real mudança de atitudes. Pretender que a coisa não passa de mera dificuldade temporária e que depois tudo voltará ao seu “normal” é querer perpetuar o problema para poder continuar a viver à sombra dos outros, como sucedeu já na sequência dos dois anteriores pedidos de ajuda ao FMI.

3 comentários:

  1. O meu querido amigo Francisco Rangel da Fonseca considera que é melhor não mexer nos prazos do programa de ajustamento preconizado pela troika. Pode ser que o Francisco tenha razão, mas tenho dúvidas.

    De qualquer forma, o argumento “ é melhor arrancar o penso depressa” será talvez aplicável à depilação do buço ou das coxas mas não estou certo que seja socialmente justo e justificável para o caso da necessária correcção das contas públicas.

    Se calhar é o meu pessimismo que me leva a acreditar que o dito programa de ajustamento vai necessariamente sofrer um radical ajustamento e que seria mesmo desejável que tal aconteça quanto antes se ainda queremos alimentar a esperança de podermos manter-nos no euro, se é que este vai durar.

    Como dizia um personagem do video ali em baixo, a primeira condição para resolver um problema é admitir que esse problema existe. Ora, não sendo um perito nem um especialista (mas ouvindo os que de um lado e de outro explicam), atrevo-me contudo a pensar que o problema agora é o plano da troika e que a recusa em reavaliá-lo é mais perigosa que a sua inexecução. Há remédios que se tomam às gotas e outros tomam-se às colheres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,
      Se o problema agora é o plano, prolongar-lhe a duração não saberá a masoquismo?
      Quanto à sua reavaliação, ela está a ser feita trimestralmente.
      Abração,
      FRF
      PS (salvo seja): Já não se depila assim. Estamos no séc. XXI...

      Eliminar