quarta-feira, maio 16, 2012

UNESCO quer mandar parar obras da barragem do Tua - Especiais - DN

UNESCO quer mandar parar obras da barragem do Tua - Especiais - DN

Parecia-me evidente que a Barragem do Tua colocava em sério risco a classificação do Douro como património da humanidade.
No debate organizado no Museu do Douro, especialistas na matéria alertaram para este e para outros problemas.
Numa conferência no Palácio da Bolsa, no Porto em que estavam presentes, entre outros, o presidente da Missão do Douro, presidente do Turismo de Portugal e uma representante da UNESCO, levantei publicamente o problema do risco que a Barragem do Tua trazia para a desclassificação do Douro como património da humanidade.
Naturalmente que essa minha intervenção foi mal recebida, e, apesar de durante todo este tempo tanta gente ter berrado, lutado, agitado, acenado o certo é que nenhuma das entidades com responsabilidade na matéria quis ouvir.
Como é habitual nestas entidade lideradas por gente sem visão, sem espirito livre e com pensamento do tamanho de uma formiga...todos preferiram fazer como as avestruzes...e voilá!!!
Agora, resta saber se ainda vamos a tempo de corrigir...mas seja como for impõe-se exigir que essas avestruzes se demitam.
Alcatrão e penas para essa gente...

a bem da Nação!!!!

4 comentários:

  1. Alcatrão e penas!! JÁ!!

    ResponderEliminar
  2. Eu compreendo que alguém que nunca tenha ido ao Douro decida avançar com as obras da barragem do Tua.
    abr
    JAC

    ResponderEliminar
  3. Nova repescagem, repetido de Fevereiro cá pelo Nortadas:
    CRIMINOSOS A MONTE - O assalto continua......do Sabor, do Tua e do Corgo para a Serra. De entre os milhares de milhões de prejuízo da REFER alguém faz o favor de nos dizer qual o peso específico dos alegados prejuízos de exploração contabilística destas linhas? E o serviço incontabilizável para as populações, a destruição das obras de arte á força de braço quando estes agiotas ainda adormeciam nas entranhas dos antecentes bem como a exploração turística negligenciada? Reportemo-nos agora e apenas à 1ª pedra criminosa da barragem do Tua. Crime digo eu. Trata-se de uma irrepetível centenária obra de arte, esculpida a músculo num cenário montanhoso agrestemente inigualável. Nem precisamos de comparar com o que seria a demolição ou soterramento de estátuas ou pirâmides de outros mundos. Devem os salteadores ser acusados por intenção conscientemente criminosa de decapitação de uma maravilha terrena inseparável do eterno Douro, património da humanidade que não podemos deixar assassinar. Será que a maioria dos Portugueses conhece? É hora de organizar excursões de todo o País á região, para que um sentimento de revolta se instale e impeça tal acto de dimensão terrorista destruidora. Naquelas paragens pelas alturas de S. Mamede de Riba Tua tal a grandeza e extensão do feito chamam-lhe carinhosamente a contemplação do belo horrível. Quem dá caça a tais actos terroristas engendrados no aconchego do ar condicionado e regulados apenas ao sabor de contabilidades caseiras inscritas na parede do lucro fácil com tições de carvão roubado?

    ResponderEliminar