quarta-feira, abril 25, 2012

A paciência tem limites

Convenhamos que a democracia tem um enorme defeito. Permite dar eco a todos os disparates e a todos os lunáticos. Manuel Alegre é definitivamente um deles. Afirmar que "muitos conheceram o exílio antes de Passos nascer" é bom para fazer títulos de jornais mas a infelicidade das declarações fica com quem as faz. Depois temos o inerranável Vasco Lourenço que consegue dizer que a "Assembleia da República não tem o poder de entregar a soberania nacional." Mas muito menos ele e o grupo de excursionista que parece continuar a viver no século passado.

Este ano ficou mais do que provado que enquanto continuarem estas vozes dos velhos do Restelo a ter palco Portugal não vai longe. Enquanto alguns acharem que têm mais direitos só porque estiveram no exilio (alguns bem dourados como sabemos) e a serem escutados continuamos no caminho errado.

A paciência é um bem que possuimos. Mas venho cada vez mais a descobrir que é finita. E a educação que os meus pais me deram um dia vai estalar e mando esta gente para onde devem ser mandados. Não para o Tarrafal que tanto gostam de apresentar como medalha, mas para.......

2 comentários:

  1. "Vocês" ainda não foram capazes de "perdoar" o 25 de Abril, muito menos os seus autores.

    AM

    ResponderEliminar
  2. Meu caro AM, eu "nasci" com o 25 de Abril e como tal para mim a democracia e a sua conquista é inquestionável. Não me revejo em sistemas ditatoriais, sejam eles vindos da direita ou da esquerda. O que eu não consigo suportar é a pose "eu sou mais democrata porque estive preso" ou porque "sim". O complexo de esquerda ou de direita só será definitivamente sanado quando a geração que vive do passado deixar de impor a sua ideia de liberdade. E aí sim, viveremos todos em democracia com mais ou menos adesão ao governo que nos governa.

    ResponderEliminar