quinta-feira, abril 26, 2012

Revolução da Liberdade ou dos Cravos?

Poucas vezes houve tanta polémica à volta das comemorações do 25 de Abril. E essa polémica centrou-se à volta da não participação, na sessão solene da Assembleia da Republica, de Mario Soares, da Associação 25 de Abril e do "emplastro" Manuel Alegre.
A minha sensação é que muito se falou do acto em si de não participação e menos das razões subjacentes.
Pois são essas que mais me preocupam.
Basicamente a Associação 25 de Abril diz que o que este Governo está a fazer é contrário ao 25 de Abril. E o que o Governo está a fazer, segundo essa Associação, é por em causa os direitos dos trabalhadores, pensionistas e o SNS. Isto para resumir os argumentos.
Portanto, segundo esta teoria o que o 25 de Abril nos "deu" foi um sistema completo de direitos e prestações, que por sinal que não conseguimos pagar, e sobre o qual nenhum governo eleito democraticamente pode mexer. Estamos, assim, presos a uma opção feita há 38 anos e em nenhuma circunstância a poderemos mudar.
É muito interessante esta perspectiva da Revolução dos Cravos que finalmente se mostra visível a todos nós.
Nestes 38 anos o que foi anunciado e festejado foi a Liberdade e a Democracia. E isso é completamente consensual. O 25 de Abril abriu uma página de enorme desenvolvimento do país porque o país se tornou Livre e Democrático. Isto significa que o país tem nas suas mãos todas as escolhas sobre o caminho a seguir.
É este 25 de Abril que eu festejo e do qual me orgulho. É o 25 de Abril da Liberdade.
No momento presente há muitas escolhas a fazer e os Portugueses e Portuguesas escolheram um rumo há menos de um ano. Algumas escolhas estão, é verdade, condicionadas pelo facto do tal sistema imutável nos custar mais do que o que produzimos. Mas isso não significa que não tenhamos escolhas.
Não poder mudar o sistema (porque foi o seguido após o 25 de Abril) é um paradoxo porque isso mesmo significa por em causa a nossa liberdade e democracia.
Portanto, o que escolhemos? A Revolução dos Cravos ou a Revolução da Liberdade?
Eu já escolhi e lutarei pela Revolução da Liberdade.

3 comentários:

  1. Segundo a minha leitura, o que o 25 de Abril nos deu foi um código de valores em que o Cidadão está primeiro plano e em que por isso é obrigação primeira do Estado a garantia que TODOS os Cidadãos tem o direito a uma vida DIGNA.
    O que este Governo está a fazer (na sequência de anteriores, claro) é garantir os INTERESSES dos banqueiros e outros especuladores financeiros, sacrificando assim os Cidadãos.
    Um povo com FOME não tem liberdade, presta-se a trocar a liberdade por pãp.
    Tudo o resto, desculpe-me, mas não passa de retórica (de barriga cheia).

    António Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.
      Para mim a liberdade é um valor absoluto. Com ou sem fome. E acho perigoso que a questão se coloque dessa maneira. Já tivemos ditaduras por razões bem menores (e eu concordo que a fome é uma grande razão).

      Eliminar
  2. O 25 de Abril não nos deu nada...tirou-nos de uma ditadura...e muitos dos que nos tiraram dessa ditadura pretendiam dar-nos outra ditadura, a que chamavam de democracia directa. Por isso, ainda bem que esses "ideiais de Abril" foram, estão e serão esquecidos!!

    ResponderEliminar