sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Renz van Luxemburg 1949-2012

O Prof. Ir. Renz van Luxemburg morreu no passado Domingo.


Para quem não conhece o nome, foi o consultor acústico que criou a acústica da Casa da Música no Porto, mas a sua obra extende-se a muitíssimos mais projectos internacionais de grande e pequena escala, tendo feito um enorme contributo para a Acústica mundial, nomeadamente através da sua colaboração com o gabinete de Arquitectura OMA de Rem Koolhaas (http://www.oma.eu/), entre muitos outros.


Foi uma força inspiradora que nunca teve medo em arriscar coisas novas, mesmo quando todos diziam não ser possível. Exemplo disso é o vidro curvo na fachada da Casa da Música que não só isola a sala do ruído de tráfego que vem de fora como ajuda a distribuir o som pela sala, ou a "bolha" de ar pressurizado por cima do palco da Sala Suggia, que ajuda a distribuir o som pelos músicos em palco, e assim ouvirem-se melhor.


Quem for um concerto na Casa da Música no Porto poderá apreciar parte do seu legado em primeira mão, através da experiência auditiva das suas salas a nível do topo mundial. Foi uma contribuição que sem dúvida ajudou a por o Porto no mapa cultural mundial.
Mais informações sobre este grande vulto da Acústica podem ser encontradas aqui: http://www.levelacoustics.nl/.


É uma grande perda, para todos os que com ele viviam e trabalhavam e, em geral, para o mundo da Acústica.


Kito

Sem comentários:

Enviar um comentário