sexta-feira, janeiro 06, 2012

Ai, credo!

De repente não há bicho careta que não fale em ética (não sei se a republicana se a outra- qual outra? a “outra”, estúpido!) e há mesmo alguns excitados que até falam em moral, mas neste caso deve ser por ignorância semântica. Li mesmo a filosófica conclusão de um grunho de serviço que fala em gatunos, ladrões e perdões.

E porque sim, que se entornou um Pingo e que o Doce amargou, como se não se conhecessem há décadas a política de compras do dito, que prefere fornecer-nos com produtos sul-americanos, para benefício, diga-se de passagem, de todos nós consumidores que lhe agradecemos os preços assim mais austeros.

Há quem afirme, por causa do assunto, que aí está a prova da urgente necessidade de harmonização fiscal a nível europeu. Fazem-me lembrar as tias solteironas e catatutas do século XVIII, que preconizavam atar uma cadeira à perna para que as esposas não saíssem de casa.

Ainda bem que há concorrência fiscal. Ainda bem que há os irlandeses a resistirem a essa pressão absurda de os obrigarem a subir os impostos para os nivelar com o desleixo francês e a obesidade latina. Ainda bem que há os holandeses que não admitem que o seu Estado se sente encima deles. São esses espelhos que precisamos, que nos devolvam a imagem da nossa complacência com o nosso Estado glutão e poltrão. Ainda bem!

Entretanto, os entertainers do costume distraem-nos com os seus números de road-shows, mais planos de negócios, juntando-lhes uns pós de primavera patriótica e ética. Hão-de ir longe, que é como quem diz, vão à loja chinesa em up-grade e ao Carrefour.




3 comentários:

  1. É isso mesmo. Excelente.
    Bom fim de semana.

    Zé Mexia

    ResponderEliminar
  2. Amigo Douro,
    Continuo a entender que é necessária harmonização das políticas na UE (incluindo a fiscal mas não apenas)
    Mas mais (muito mais) continuo a defender que é preciso erguer muralhas (éticas, morais, o que quiser) a esta "globalização" sem regras que, escondida nos "preços baixos" nos traz a mais negra miséria.

    Um abraço
    AM

    ResponderEliminar
  3. Claro que tens razão. Se isto continua assim ainda vamos acabar sem empresários, mas a boicotar o Pingo Doce que na altura existir.

    Um abraço

    JAC

    ResponderEliminar