sexta-feira, dezembro 16, 2011

O que nos reserva o futuro...

A crise do euro pode bem levar ao fim da União Europeia.
Este é um cenário que ninguém admitia como possível mas que cada vez mais começa a desenhar-se no horizonte e com ele estão a criar-se condições ideais para o renascer de partidos de cariz nacionalista na Europa e até, quem sabe, de regimes com democracias musculadas.


3 comentários:

  1. Calma Francisco, mais confiança no futuro.
    E na nossa Europa também.
    Um abraço,
    FRF

    ResponderEliminar
  2. 1- «A crise do euro pode bem levar ao fim da União Europeia.»
    O verbo poder está a mais na primeira frase frase. A redacção correcta é: A crise do euro levou ao fim da União Europeia

    2- «Este é um cenário que ninguém admitia como possível...»
    Errado. Ninguém que tenha pensado seriamente nestes assuntos teve alguma vez qualquer dúvida que a queda do Muro de Berlim e o fim da guerra fria (com a consequente demissão dos EUA das funções de segurança privado do ocidente europeu) determinaria fatalmente o fim da UE.

    3- O anterior comentário de FRF é absolutamente esclarecedor do desnorte completo dos europeístas neste momento. Aterrados e perdidos, sem compreender já o que se passa num mundo que não conseguem controlar, apelam à confiança, isto é, ao milagre que reponha o mundo a rodar nos termos em que sempre imaginaram que rodaria eternamente. Impotentes, devolvem o problema à dimensão transcendental da fé. Mas já não sabem a que deus suplicar misericórdia.

    ResponderEliminar
  3. Mas permita-me, caro Funes, que continue a ter as minhas féses...
    FRF

    ResponderEliminar