sexta-feira, setembro 02, 2011

A culpa foi da porca


Há seis anos, mandaram reparar o portão de 500 Kilos do Museu da Chapelaria, que umas semanas depois caíria sobre um funcionário do museu, matando-o. Ainda se discute nos tribunais de S. João da Madeira quem é o responsável por esse trágico acidente. Tudo indica que não haverá culpados a não ser uma porca mal colocada aquando da re-instalação. Consta que o tribunal se prepara para ‘condenar” a porca. Seis anos depois é esta a nossa porca justiça.

Nunca visitei o Museu da Chapelaria, que ao que parece é gerido pela respectiva Câmara Municipal. Mas gostava de saber se se trata de uma iniciativa e encargo dos industriais do sector ou se é mais uma daquelas espertezas municipais para safar instalações falidas, dar emprego às primas e estourar dinheiros públicos. Estou cansado de tropeçar aqui e ali em pretensos museus disto e daquilo, na maior parte das vezes às moscas ou com horários anti-turistas, reunindo meia dúzia de tarecos pindéricos cujas legendas são anedóticas, senão mesmo deseducativas.
Ainda há muito portão que não cai sobre quem devia.

4 comentários:

  1. Sobre museus com horários anti-turista não resisto em partilhar a minha visita frustrada ao palácio real em Vila Viçosa.
    É que tive o azar de o visitar (tentar) no último fim-de-semana de Agosto, altura em que o referido palácio se encontrava encerrado. E, de acordo com uma sóbria folha de papel escrita a computador (draft) colocada numa parede, assim esteve em todos os fins-de-semana de Agosto, não fosse o palácio ser incomodado por muitos e inconvenientes turistas...

    ResponderEliminar
  2. Meus caros
    É triste o que refere o Miguel Lume, mas "sem dinheiro não há palhaços" ou, no caso dos Museus, sem dinheiro não há guardas nem outros funcionários.
    Por este caminho, dentro em pouco serão mais os Museus e Palácios Nacionais a fechar aos fins de semana e, se calhar, a muitos dias da semana.
    Para quem não saiba (mas se calhar se se interessar pode saber) há ainda muitos técnicos superiores e outros funcionários de Museus Nacionais (sim funcionários públicos) a trabalhar DE BORLA, aos fins de semana e não só, apenas por "espírito de serviço público", por "carolice" (ou, se calhar, por burrice), mas ninguém pode esperar que TODOS trabalhem SEMPRE DE BORLA.
    Por isso compete a quem se preocupa RECLAMAR a quem de direito, ou caso contrario, e já que agora está na onda, sugerir que privatizem também os Museus e Palácios Nacionais que num instante se vendem ao desbarato as suas (nossas) colecções e se fecham de vez esses "sorvedouros de recursos"!
    Pobre país....

    ResponderEliminar
  3. Estou plenamente de acordo com Douro, Miguel Lume e AM.
    Estes comentários teriam ainda mais credibilidade,no entanto, se quando o actual Governo extinguiu o Ministério da Cultura tanto o Douro como Miguel Lume e AM tivessem avançado os comentùarios que se impunham...Ou será que Museus não têm nada a ver com Cultura ???

    ResponderEliminar
  4. Caro Burqa

    Da mesma forma que não conheço os comentários, nem sequer se os fizeram ou não, do Douro ou do Miguel Lume (e, muito menos, os seus), obviamente o Burqa não conhece os meus comentários a esse respeito,nem sequer se os fiz ou não, ou mesmo (se acaso os fiz) onde nem quais.
    Não percebi por isso o alcance nem o objectivo do seu comentário.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar