quarta-feira, junho 15, 2011

É uma árvore do Norte..........!


Há mais ou menos seis anos comprei esta nogueira, na altura muito bem parecida, para oferecer. Era alta, direita, cheia de folhinhas, parecia promissora, nem eu sabia bem do quê, mas nunca chegou a ser entregue a quem se destinava. Foi para o fundo do quintal, condenada a passar aí o resto dos seus dias, que eu presumi fossem breves. Chegou o Inverno, perdeu as folhas, mas voltou a rebentar na Primavera. Mais um ano, e a história repetiu-se. A arvorezita, abandonada à sua sorte, ciclicamente parecia querer animar-se de vida e cobrir-se de folhas, até que há dois anos pareceu desistir. No dia em que deixei a minha casa um olhar de relance ao vaso confirmou-me a sua morte anunciada há muito. Lá se foi, pensei eu, até que um dos homens das mudanças me disse: atenção que não está morta, um golpe nos ramos e vê que ainda têm seiva. Vai ver, recupera. Lá a levei para a varanda da minha mãe onde voltou a dar uma ou duas folhas em 2009. E daí para cá, nada. Trouxe-a juntamente com os outros vasos para a nova casa, e quando me preparava para arrancar definitivamente o tronco seco e plantar lá outra coisa qualquer, eis que volta a dar uma folhinha. Foi há dois meses, e achei que estava finalmente na hora de cuidar dela. Está meia atarracada, não sei o que lhe vai acontecer daqui para a frente, até porque tem pouco espaço para crescer, mas não deixo de achar graça à história e imensa ternura pela forma como em seis anos uma arvorezinha nunca desistiu de viver…
Só pode ser do Norte....

1 comentário:

  1. Não sei se precisará de cuidados especiais ou apenas de espaço para crescer, mas algo me diz que lá mais para o Outono, neste ou num dos próximos, ainda vamos ter nozes como aperitivo...
    FRF

    ResponderEliminar