quinta-feira, abril 21, 2011

TREINADORES

Sempre me interroguei sobre qual seria a característica mais importante de um treinador de futebol. É mais importante ser um bom preparador físico ou um especialista em táctica? Ou não ser nada disto e apenas dizer aos jogadores, como um antigo treinador nacional, “vamos a eles que nem uns tarzões!”.

Acho que já sei a resposta. Se tivesse de escolher um treinador para uma equipa de futebol, em primeiro lugar teria em conta a sua personalidade e carácter, porque me parece que são estas características que vão influenciar decisivamente os jogadores.

Evidentemente que o ideal seria ter um treinador completo, como o José Mourinho, por exemplo. No entanto, o perfil pessoal é, quanto a mim, fundamental.

Por exemplo: eu acredito que o Jorge Jesus não saberá menos de futebol e de esquemas tácticos do que o André Villas Boas ou que não perde para este em capacidade de leitura de jogo.

No entanto, as equipas de um e de outro são muito distintas mesmo considerando a eventual diferença de qualidade dos jogadores.

A equipa de Villas Boas joga à sua imagem: alegre, jovial, confiante, motivada, humilde, tenaz e esforçada. Quando cai levanta-se, quando está de pé segura-se.

Já a equipa de Jorge Jesus, pese embora toda a sua qualidade técnica, que será muita, reflecte algumas das piores características aparentes do seu treinador: arrogante, nervosa, presunçosa, receosa, mentalmente frágil, indecisa, desorientada sob pressão, forte com os fracos e fraca com os fortes e, por tudo isto, incapaz de reagir à adversidade.

Não estou a dizer que um é melhor do que o outro ou que o FC Porto é melhor do que o Benfica, embora tenha a minha opinião, porque num certo dia todos nós podemos perder.

Digo simplesmente que prefiro André Villas Boas como treinador de futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário