terça-feira, abril 19, 2011

A ajudinha grega

Parece que os gregos não andaram só a receber a nossa ajuda, também se lembraram de demonstrar, a nós e aos nossos putativos ajudantes, que não basta a ajuda. É preciso investir, para que a ajuda faça sentido.

O problema é tão mais sério quanto já se percebeu que tanto PS, irremediavelmente comprometido com a cegueira de sentido único de Sócrates, como o PSD, irremediavelmente comprometido com a sua cegueira 'tout court', não têm qualquer ideia sobre o que fazer para nos tirar do buraco em que nos meteram.

Ambos já perceberam que terão de aceitar os cortes, quaisquer cortes, para ter acesso ao dinheiro. Ambos já perceberam que os cortes serão a doer, independentemente de quem tenha as culpas ou das soluções, e que doerão por muito tempo. Ambos já perceberam que não sabem o que fazer com o dinheiro que vier com os cortes.

Resta-nos confiar que o CDS tenha algumas ideias. Pelo menos tem sabido manter o recato. E como a imprensa não sabe o que fazer com o silêncio, é bom que se vá lembrando quem tem estado responsavelmente em silêncio - aliás, não será por acaso que se "andam" a descobrir submarinos relatórios de 2004!!!!! Quem quizer que tire as suas conclusões. Esperemos é que esse silêncio fale alto onde interessa. Sim, porque a alternativa ao CDS é a revolução, como já andam por aí a clamar os heróis do nosso outro extremo, o esquerdo.

Até lá, resta-nos agradecer aos gregos por andarem a mostrar a finlandeses e outros alemães que:
1º não se pode esconder a verdadeira dimensão nem do défice, nem da dívida.
2º não há reembolso sem recuperação económica.
3º pior do que não receber a dívida toda com o seu juro punitivo é perder 10 milhões de consumidores.

E agradecer ao FMI que, afinal, parece que sempre sabe o que anda a fazer quando aparece para ajudar os países a sair dos buracos em que os mete a inépcia de dirigentes e povos.

3 comentários:

  1. Fé na Virgem: é isso que nos pedes, caro Ventanias? É que essa do silêncio ou recato do CDS faz-me lembrar aquele conselho: mais vale ficar calado e passar por inteligente do que falar e tirá-los desse engano.

    ResponderEliminar
  2. Terá muita razão, mas corrija lá a "s"egueira!!!

    ResponderEliminar
  3. Não tenhas dúvidas, caro douro, é muito sábia a conclusão.

    Pessoalmente creio que é bem mais do que isso, mas reconheço que a minha conclusão é ao nível da Fé. E quem tem, tem, quem não tem, não tem. Seja na Virgem, no FCP, ou no CDS...

    ResponderEliminar