quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Olhar-se ao espelho (2)

Minsk, 20/12/2010, polícia dispersando manifestação da oposição



Ao correr dos dias vão-se conhecendo mais pormenores sobre a brutalidade do regime Mubarak. Não se tratam de casos isolados da mera autoria de um ou outro agente em pânico ou desequilibrado: é a mentalidade e o estado de espírito comum dos que exercem há anos impunemente um poder despótico. Espancar nas esquadras, atropelar nas avenidas, disparar a sangue frio na testa de manifestantes desarmados, roubar, violar, extorquir, perseguir, não são factos de há três semanas, mas o quotidiano de um regime silenciosamente violento e brutal.

Há vários, demasiados ‘Egiptos’ por esse mundo fora. Há Cubas, Chinas, Birmânias, Cazaquistões, Irãos, etc, onde sangram em caves gentes desgraçadas. Esses gritos de dor são abafados pelos negócios e pelos interesses de quem se diz democrata e defensor dos direitos do Homem, mas que hipocritamente se escondem atrás da ideia de que as relações de Estado a Estado permitem essa duplicidade entre o discurso e a acção.

Ainda recentemente várias organizações internacionais denunciaram a farsa das eleições que há poucas semanas se realizaram na Bielorússia, bem como as perseguições que ali se fazem aos opositores e à imprensa. Aqui no Porto temos como cônsul desse regime pôdre e autocrático o vice-presidente do PSD, de seu nome Marco António. Ouçam o que ele tem a dizer sobre o Egipto e tirem as vossas conclusões.

Ainda no Porto, temos outro destacado dirigente do PSD como cônsul da Rússia de Putin, a mesma Rússia que gere esses processos incríveis contra Jodorkovsky, para já nem mencionar a natureza mafiosa de um regime onde são impunemente assassinados jornalistas que denunciam a corrupção e a mentira. Para o deputado social-democrata Eng° Couto dos Santos essas coisas não têm importância ou ainda não têm importância. Ouçam o que ele tem a dizer sobre o Egipto e tirem as vossas conclusões.

2 comentários:

  1. Enfim, brutalidades faraónicas...
    Ab, FRF

    ResponderEliminar
  2. Foi Colombo quem descobriu a América? E quem foi o primeiro a descobrir o Egipto do ditador Mubarak?

    ResponderEliminar