quarta-feira, janeiro 26, 2011

Postal de Pequim (3)

Foto Maria


Jan, um belga com passado `maoista` que decidiu vir abrir em Pequim uma firma de marketing, explica-me que não tem ilusões sobre o que acontecerá quando o seu negócio passar a barra de lucros que tocará a sineta de alarme junto das autoridades locais.
Um dos seus melhores amigos, um americano radicado na China há longos anos, tinha um negócio neste mesmo sector. Ganhou milhões. E hoje tem a conta a zero. Não sobreviveu à visita de oficiais que o aconselharam a restituir ao país que o acolhera e lhe proporcionara riqueza, parte dos bens que acumulara.

E Jan conclui: “como esta sua firma,muitas outras firmas estrangeiras recebem mais cedo ou mais tarde estas visitas. A razão pela qual Skype tem problemas na China, Facebook não tem autorização, Google e outras do género têm dificuldades, é a meu ver essencialmente económica, mais do que política. Os lucros enormes que representam ou de que privam firmas chinesas que estão nas mãos dos “princelings”(filhos dos dirigentes históricos do Partido, detentores de grande parte da economia ), desprotelam nestes a ganância, cientes de que a China lhes pertence.”

Maria

1 comentário:

  1. prontos, desisto da china.
    bou investir no €milhões...
    bj, frf

    ResponderEliminar