sexta-feira, janeiro 28, 2011

O espaço dos tempos


Só agora deram pela luz que há milhões de anos nos chega vinda de uma galáxia longínqua, a mais antiga e distante galáxia até hoje descoberta.
Estas coisas do Universo fascinam-me: parecem um conto de fadas.

Dizem que esta galáxia se terá formado 480 milhões de anos depois do big-bang. E como o que nós hoje vemos é a luz e uma imagem que demorou 13.200 milhões de anos a chegar aos nossos olhos, ninguém pode afirmar que o que vemos ainda por lá anda. Ou seja, o que vemos é o passado. Por outras palavras, o passado não ‘passa’, viaja.

5 comentários:

  1. Formou-se há exactamente 483.125.322 anos e três meses. Lembro-me perfeitamente. Tinha um encontro marcado com Aphrodite às seis da tarde num motel de Cassiopeia e estava a fazer horas num bar com o Dionísio, quando ouvimos um estardalhaço brutal vindo do apartamento de Zeus, um T2 pequenito na Rua de São Caetano à Lapa do Olimpo, que o tipo na altura ainda não tinha ido fazer a rodagem do Renault à Figueira da Foz.
    Ao que parece, o gajo teve aí um derriço com uma mortal e depois já se sabe o que aconteceu...
    Para evitar falatórios e testes de ADN (sabe-se lá o que é que o laboratório poderia fazer com o sangue de um deus), perfilhou o miúdo. Mas para tornar o puto imortal, pô-lo a mamar nas tetas da megera da mulher, quando esta estava a dormir (pelo menos, foi isto que o "Correio da Manhã" apurou, embora me pareça um bocado estúpido). Só que, segundo dizem, a gaja acordou e passou-se dos cornos. Também qual é a mulher que gosta que o marido lhe ponha os filhos das amantas a chupar-lhe as mamas quando está a dormir?
    O certo e sabido é que foi um sururu do caraças. O puto caiu ao chão e o leite da Hera espalhou-se pelo universo inteiro.
    Essa gota que encontraram agora nos confins do mundo ainda é um resto dessa cena de leites que a Conceição (a empregada que os Zeus tinham na altura) não limpou. Mas já deve ter passado o prazo de validade. Nem já para iogurte deve dar.

    ResponderEliminar
  2. Ó Douro,
    E não me venha cá com a treta que os gajos da Nasa dizem que na altura Cassiopeia ainda não se tinha formado e o motel ainda não tinha aberto. Esses tipos não sabem nada. Nem sequer eram nascidos. Eu é que sei! E lembro-me bem. O primeiro motel em Casiopeia abriu aí uns três ou quatro meses antes do "Continente" de Matosinhos".

    ResponderEliminar
  3. Ó Funes, e essa coisa tem registo? Está lavrada em papel selado? Houve notário a notar? Você diz que se lembra, mas fia-se na sua memória? Isto é tudo muito complexo e o Funes ainda me agrava as vertigens. Mas tou sempre a aprender, mesmo se amanhã já está tudo esquecido. Vejo que pôs cafeína na tisana mas concedo que o resultado é catita. Saudações e volte sempre.

    ResponderEliminar
  4. Afinal o passado, tal como o futuro, também pode já não ser como era dantes!
    Vivamos, pois, o presente, se é que ele ainda é como parece ser.
    Caso não, fiquemo-nos com a virtualidade que a tv nos impinge hoje, que já dará para ir vivendo...
    FRF

    ResponderEliminar
  5. talvez um dia a luz do nosso Sol sirva de interrogação.Até lá esperemos que o Céu não nos caia em cima da cabeça.por Toutatis.

    ResponderEliminar