sexta-feira, setembro 10, 2010

Vergonhoso e grave


Nem por acaso, o Ministro dos Negócios Estrangeiros reapareceu hoje para falar da sua preocupação sobre a imagem internacional do país por causa do enredo em torno do seleccionador de futebol. Fico sem palavras. Se é para isso mais valia que continuasse sumiço.

Ora neste preciso momento seria mais que urgente que o nosso Governo tomasse uma posição firme e clara quanto à pretensão da Comissão Europeia em dar mais uma machadada mortal na indústria têxtil portuguesa.

Com efeito, a Comissão pretende dar umas benesses aduaneiras ao Paquistão a título de apoio por causa das cheias e a troco de nada, mas como receia que a Índia e outros não achem graça a esse bónus a um concorrente deles e apresentem uma queixa à OMC, a Baronesa Ashton e os seus colegas propõem-se alargar a coisa a um conjunto de outros países (Índia, China e quejandos) o que se traduziria em fixar a Zero os direitos de importação na UE durante 3 anos para um conjunto de produtos têxteis de algodão.

Escusado será dizer que uma tal medida representaria a falência a prazo das empresas portuguesas que ainda operam neste sector e que estão essencialmente sediadas a norte. Se a União Europeia quer ter um gesto para com o Paquistão, pois que abra os cordões à bolsa em vez de andar a fazer de samaritano à custa da indústria portuguesa. É muito fácil ser generoso à custa dos interesses dos mais fracos, ou seja, de Portugal.

O Governo português e o seu MNE têm de responder ao país pela sua complacência nesta matéria e será escandaloso que se acobardem uma vez mais, escondam o que se está a passar e optem por não defenderem os interesses nacionais a troco de sorrisos e novos vislumbres de outros cargos e poleiros em instâncias internacionais.

Há sumiços que são criminosos.

1 comentário:

  1. E, após os 3 anos, como se vai repôr a situação anterior?
    FRF

    ResponderEliminar