sábado, agosto 21, 2010

Regresso

Terminadas as férias regresso ao nortadas mas acima de tudo ao dia a dia do nosso Portugal. Sim, contrariando Cavaco fui para as terras do Tio Sam e durante 15 dias nada soube do que por aqui se passou. Constato que nada mudou e que nada perdi. Mas depois de 15 dias a observar os americanos julgo ter percebido porque não temos passada para os acompanhar.

A mania da organização é apenas uma forma de simplificar o dia a dia, o que contrasta com a nossa mania de chico espertice e de fura filas. Lá respeita-se a ordem das coisas, cá tenta-se que não haja regras.

Por outro lado aquele é um país para velhos e novos, pois tanto se vê um jovem como um senhor de cabelos brancos a prestar-nos um serviço, seja numa portagem, seja num restaurante seja num parque temático.

Interessante ver o comportamento dos condutores num cruzamento em que existe um stop nas quatro vias. Em Portugal seria o melhor local para vir ao de cima o nosso chico espertismo, mas lá traz ao de cima o respeito pela ordem e pelo civismo em que parece que ninguém quer passar e todos cedem a vez.

Mas estes são pequenos aspectos numa realidade feita em dimensões bem distintas das nossas e que influenciam sem dúvida toda a dinâmica de um país e de uma economia. Que fazem toda a diferença.

Mas agora voltei ao meu pequeno mundo. Pois assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário