segunda-feira, junho 07, 2010

O esférico ao centro


Vem aí o mundo da bola.
Vamos ficar a saber tudo, o pequeno-almoço do Liedson, os enjoos do Tiago e as revistas que o Deco lê. É o campeonato do mundo. Campeonato de futebol, mas não só.

Um dos campeonatos paralelos mais importantes mas menos badalados será o campeonato dos equipamentos. Serão centenas de milhões de euros só em camisolas a vender durante o evento e por isso há muito dinheiro a entrar nos cofres das federações de futebol vindo da parte das respectivas empresas.

A FPF recebe um cheque da americana Nike de cerca de 5,5 milhões de euros anuais desde 1997, juntamente com os equipamentos de borla para a rapaziada. Esta mesma Nike paga à federação brasileira de futebol 22 milhões anuais desde 1996, bem como outro cheque de 7,5 milhões à Holanda e um de 4,7 à Coreia do Sul. Mas a sua mais recente aposta foi comprar a Umbro britânica que é quem equipa a selecção inglesa com um cheque de 34 milhões.

A alemã Adidas começa a perder terreno (Alemanha, Japão, França, Espanha, México, Argentina, África do Sul, etc, ou seja, 12 das 32 equipes), embora continue dominante à custa de um total superior a 80 milhões por ano para as correspondentes federações. Mas talvez não por muito mais tempo, pois consta que a Nike já desembolsou uns 40M/ano para ficar com a França em 2014 no mundial do Brasil.

A Puma, a Joma (espanhola), a Brooks e a Legea vão fazendo o que podem, comprando os que aceitam e pagando os que recebem. Os norte-coreanos serão vestidos e calçados pela Legea e devem estar felizes pois vão poder regressar a casa com sapatilhas novas, peúgas, cuecas, calções, camisolas e casacos, que no mercado negro valerão o luxo de uns bifes de carne de vaca. O cheque de 4 milhões que a Legea pagou por isso terá o destino que o Kim-Il-Sung, na sua infinita sabedoria, decidir.

Entretanto, nós pagamos.
Oh Sr. Árbitro, pode apitar.

2 comentários:

  1. Ex.mos srs:
    Como leitor assíduo deste blog, venho por este meio comunicar a V.Exas que é um suplício tentar ler o mesmo ( assinala sempre erro na página). Gostaria de continuar a ser leitor do vosso blog, até porque não existe alternativa ( o 31 da armada só contém banalidades, e o Albergue Espanhol é tão " passista" que já chega a meter nojo). Espero que V.Exas consiguam resolver o denunciado problema técnico.
    Sem outor assunto de momento, um admirador.

    ResponderEliminar
  2. Oh meu caro amigo, eu pessoalmente sou um analfabeto informático e não sei como o ajudar. Se o problema for nosso (pode também ser da sua conexão), confio que o Carlos Furtado o resolverá com a melhor das boas vontades.
    Saudações e seja sempre bem-vindo

    ResponderEliminar