segunda-feira, maio 17, 2010

Tentar ver melhor

É possível que o seu oftalmologista lhe peça um dia para espreitar para o interior de uma caixa através de dois orifícios. "Feche o olho esquerdo: o que vê? – Vejo uma andorinha; Feche o olho direito: o que vê? – Vejo uma gaiola; Abra os dois olhos: o que vê? Vejo uma andorinha dentro de uma gaiola".

A sociedade civil exprime interesses, ideias e objectivos, muitas vezes contraditórios mas que se conjugam, se compensam ou se anulam entre si e dos quais resulta uma determinada dinâmica social. É a "expressão".

A democracia é uma forma ou um método para, através da arrumação da "expressão", encontrar a solução para o exercício do poder político, ou seja, o exercício de uma autoridade legitimada. É a "representação".

Podemos organizar petições, convocar manifestações, escrever, discursar, debater, fundar associações de solidariedade, de cultura, de formação. É a "expressão".

Mas para a verdadeira 'passagem ao acto', se queremos realmente transformar um poder político que se enredou no seu autismo e se divorciou da sociedade, então é na arena da "representação" que temos de entrar.

Não nos iludamos: pensarmos que a mera "expressão" leva a andorinha à gaiola é como o engano do teste do oftalmologista. E é deixar que lá dentro continuem os papagaios do costume.

1 comentário:

  1. Hoje, 3ª feira, debate no Maus Hábitos (em frente ao Coliseu) sobre este escândalo das SCUT's. É uma forma de expressão, passo prévio e necessário para a verdadeira representação que vai ser termos de sair todos para a rua, a protestar contra aquilo que nos andam a fazer!
    Aqui no Norte estamos muito habituados a ser solidários, mas não admitimos que julguem que somos patetas! Isto assim já é demais!

    ResponderEliminar