segunda-feira, maio 31, 2010

De olhos em bico

As noticias que nos últimos dias têm surgido sobre uma fábrica na China que emprega 400.000 chineses, sim 400.000, deveria ser o derradeiro sinal para que a Europa e o mundo Ocidental colocassem um ponto final neste relacionamento "fraudulento" com a china. Claro que a hipocrisia de alguns está a ser e vai ser a desgraça de muitos. Alguns anos atrás foram as empresas desportivas o foco dos olhares com as noticias de mortes e condições desumanas nas fábricas na China. Lá rectificaram o tiro. Agora uma vez mais chegam ecos e como tal ficamos à espera das consequências.

Só que haverá sempre alguém (leia-se empresas) que tentarão aproveitar as vantagens chinesas, e a Europa perderá mais uns milhares de emprego, teremos novas crises e questionaremos o nosso sistema económico e social. Só que o erro não está no nosso sistema mas sim no sistema que os chineses praticam, desumano e esclavagista, e depois na falta de visão de politicos e empresários.

Mas a culpa não é só dos politicos que nos regem, mas de empresários e gestores ávidos em ganhar mais uns euros ou uns dolares e em agradar a accionistas sedentos de ganhos. Mas onde fica a responsabilidade social das empresas?

Uma reflexão que tem obirgatoriamente que ser feita.

1 comentário:

  1. Bastava começar pelo boicote dos consumidores aos produtos "Made in China".
    Mas como só sabemos criticar, nunca pensamos nos gestos mais simples para sustentarmos esta criticas como optar por produtos, por exemplo, "Made in CEE"

    ResponderEliminar