quarta-feira, abril 28, 2010

SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL

Em tempos sugeri, aqui e noutros locais, que os trabalhadores pudessem passar, querendo, a receber o valor dos subsídios de férias e de Natal através de duodécimos mensais distribuídos por cada um dos meses do ano.

Tal seria um benefício ao qual os trabalhadores podiam recorrer, mas também uma solução que podia trazer vantagens à gestão de determinadas empresas.

Não vingou.

O problema económico Português não é uma questão de ataque à soberania. É um problema relacionado com o que fizémos e com o que não fizemos. Pequenas e grandes coisas.

A solução, agora, parece passar pela abolição dos SUBSÍDIOS DE FÉRIAS E DE NATAL. Se não for já estará para perto. É o resultado da tal "turbulência" em plena comemoração dos 100 anos da República...

3 comentários:

  1. Tem logica, principalmente no que diz respeito ao pagamento de subsidios a quem se despede, aqueles cujo contrato nao é renovado por inefeciencia, etc. Faria sentido reduzir a 12 aumentar salarios.

    ResponderEliminar
  2. Toda a vida tenho sido perseguido por uma particular aversão a tudo quanto me soe a subsídio. Os de férias e os de natal não lhe são excepção.
    Todo o salário deveria ter uma base anual, paga em 12 mensalidades apenas. Ou, se preferirem, também se lhe pode manter a base mensal, paga 12 vezes por ano.
    Por que razão o trabalhador é tratado pela lei como um mentecapto incapaz de gerir o seu próprio dinheiro?
    Obriga-se o pagador a reter-lhe mensalmente 8,33% do salário só para garantir que ele vai mesmo gozar férias? Obriga-se o pagador a reter-lhe mensalmente outros 8,33% do salário só para garantir ele vai mesmo comprar umas prendinhas para os filhos no natal? Mas por alminha de quê? Ou de quem?
    E ao fazê-lo ainda se liga um enorme complicador que acaba por estar na base de enormes discussões laborais, ou de problemas contablitísticos e de tesouraria, como bem sabemos, mas todos tão facilmente evitáveis.
    FRF

    ResponderEliminar
  3. e quem paga os juros ao trabalhador dessa retenção? Para os socialistas viva o Patrão sempre a engordar!!!

    ResponderEliminar