quinta-feira, abril 15, 2010

O Farripas

Permitam-me começar por apresentar aqui o verdadeiro Farripas.
O Farripas é o cão d'água de uma amiga minha. Esta amiga, amante do desporto, do ar livre e de tudo quanto mexe, permite amplas liberdades ao Farripas, para desespero de seu marido e amigos.
É, sem dúvida, o cão mais bruto e deseducado que conheço, mas ao mesmo tempo de uma meiguice que enternece.

Moram no Porto, mas têm uma casa de campo perto de Castelo de Paiva, onde passam muitos fins-de-semana. Aqui as suas amplas liberdades permitem-lhe ainda chafordar em tudo que tenha alguma água, poças e esgotos incluídos, para depois distribuir os respectivos salpicos pelos presentes ou mergulhar na pequena piscina e pôr fim ao nosso refrescante banho.
Já conta 13,5 anos, mas nem a idade o faz mais urbano.
Porém, há dois anos atrás aconteceu algo que me fez olhar o Farripas com mais condescendência e alguma admiração.

A minha amiga, e marido, iam de viagem, pelo que foi o Farripas estacionado num assim chamado hotel para canídios, na zona do Marco de Canavezes. Lá se encontraram com o hoteleiro a meio do caminho, onde o Farripas foi transferido para o jeep deste com a habitual choradeira da separação.
Já lá tinha estado antes mas, na primeira oportunidade, fugira. As buscas só tiveram sucesso ao fim de 3 dias.
Mas, desta feita, apesar dos cuidados redobrados, fugiu logo no primeiro dia, tendo-se as buscas iniciado na manhã seguinte. Ao final do dia, mesmo com a ajuda de cães pisteiros dos bombeiros locais, tudo quanto haviam encontrado foi o local onde o Farripas havia pernoitado.
Retomadas as buscas no segundo dia, nada. Até que, quando a minha amiga já regressava ao Porto, a meio da tarde, recebe um telefonema de uma vizinha em Castelo de Paiva, que lhe costuma guardar e cuidar da casa, a dizer: Oh minha senhora, está aqui o Farripas. Pode lá ser! Oh minha senhora, então eu não conheço o Farripas?
Meia volta na estrada e toca a rumar a Castelo de Paiva.

Entretanto outro telefonema, agora de um alemão a quem ela tinha arrendado a casa para uns dias de férias: Está um cão na piscina a brincar com os meus filhos, mas que não nos deixa entrar na água! Já estou a ir para aí, retorquiu ela enquanto acelarava excitada com a ideia de poder reencontrar o seu Farripas.
Ali chegada, lá estava o Farripas ainda todo molhado do relaxante banho na piscina, em amena brincadeira com os filhos do casal de alemães, a quem o Farripas frustava qualquer tentativa de entrar na piscina com ameaçadores latidos.
Estava pois confirmado. Apesar de visivelmente cansado, esfomeado e com as patas um pouco maltratadas, era mesmo o Farripas.
Mas como o Farripas nada diz, ficarei sempre com as minhas dúvidas:
O que fez o Farripas, então já com 11 anos de idade, ir para Castelo de Paiva (casa de fins-de-semana) e não para o Porto (sua residência habitual)?
Como se orientou?
Como percorreu os cerca de 50 Kms entre o Marco de Canavezes e Castelo de Paiva? Por estrada ou a corta-mato?
Como atravessou o Tâmega? E o Douro? A nado ou por pontes?
Na ausência de respostas e não percebendo eu nada de cães, ainda hoje considero esta aventura do Farripas um enorme feito.
A ponto de o considerar digno de um pseudónimo...
Cumprimentos,
Francisco Rangel da Fonseca

9 comentários:

  1. Um caso de orientação, neste mundo-cão!

    Um abraço do

    JAC

    ResponderEliminar
  2. Um beijinho grande do outro lado do mundo!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Francisco. Gostei deste post e vou esperar pelos próximos. Votos de boa escrita....beijinhos ....margarida de sousa fialho

    ResponderEliminar
  4. E assim se demonstra porque é que nós fomos à Índia para chegar ao Brasil...

    Novos mundos ao mundo, novos caminhos para os cães d'água!

    'Mai nada.

    ResponderEliminar
  5. Mas que surpresa, encontrar-te por aqui.
    Isto não pára de nortadas para ler.
    Com tanta nortada, vai soprar muita rabanada.
    Umas mais fortes , outras mais mansas.
    Todas carregadinhas de amizade.

    ResponderEliminar
  6. Sus van Elzen12:20 da manhã

    "Ce qui fait que les amants et les maîtresses ne s'ennuient point d'être ensemble, c'est qu'ils parlent toujours d'eux mêmes".La Rochefoucault,Réflexions ou Sentences et maximes morales.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa sorte na escrita.....
    Um beijinho amigo
    Isabel de Sousa Fialho

    ResponderEliminar
  8. Viva o Farripas que encontrou o caminho mais longo de volta a casa :-) e viva o nosso novo Nortadas, Francisco Rangel da Fonseca! Bem vindo!

    ResponderEliminar
  9. Caro Francisco Rangel Ainda bem que nos fala do Farripas o verdadeirto fenómeno de orientação! Óptimo pseud´nimo num tempo de desorientação! Vamos lá a ver o que nos vai brindar no Nortadas!
    Quem sou eu? Estou longe da vista e relativamente perto do coração. Não sou tripeiro de nascimento, mas de coração e amizades!

    ResponderEliminar