terça-feira, abril 27, 2010

Norte sim

http://www.grandeportotv.net/catalog/category.do?categoryId=41fe9187197c9a9e01199436eb4a0009&hasFlash=yes

ou

5 comentários:

  1. Eu acho muito bem!

    Até não sei se não será tarde...

    Um abraço

    JAC

    ResponderEliminar
  2. vamos em frente

    ResponderEliminar
  3. O dia em que me conseguirem convencer como é que esta regionalização vai poupar seja o que for ao Estado, em vez de acrescentar mais despesas com (i) deputados regionais (ii) parlamentos regionais (iii) presidentes de governos regionais (iv) eleições regionais (v) etc. etc. etc. para além de aumentar os centros de decisão que potenciam ainda mais a (já tão grande) corrupção no nosso país eu até apoio o projecto.

    Neste momento, perante a desgraça em que se apresentam as nossas finanças, tudo o que servir para desgovernar o país e criar divisões só vai piorar a nossa situação.

    ResponderEliminar
  4. Caro TPestana,

    Não devia ser preciso convencer-te, mas aqui vão alguns argumentos:

    (i) o problema não são os políticos eleitos, nem muito menos o seu número; o problema é o distanciamento e consequente opacidade das decisões. A regionalização, só por aumentar os políticos eleitos, traz transparência - os assuntos deixam de ser de "segredo de estado".

    (ii) a concorrência entre administrações regionais é a mãe de todas as virtudes;

    (iii) a competição entre as administrações regionais e o centro, obriga o centro a organizar-se;

    (iv) o problema, de facto, não é institucional; é cultural. Mas as alterações institucionais podem promover as alterações culturais. Sobretudo se responsabilizarem mais pessoas por mais assuntos, com menos dinheiro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo consigo Tiago em que a coisa deve ser feita de forma a ser uma operação a custo financeiro zero e há maneira de assegurar isso. Quanto aos riscos de divisão do país, diria que divisão é o que provoca este centralismo aldrabão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar