quarta-feira, abril 28, 2010

Casa de Lordelo

A minha experiência autárquica, micro-experiência em Lordelo do Ouro, tem-me permitido acreditar que vale a pena acreditar no ser humano. Ou pelo menos em alguns deles. A Casa de Lordelo e a sua mentora, alma e impulsionadora nos 36 anos que leva de vida, é disso um bom exemplo. Maria do Carmo Roncon em 1974 decidiu dedicar muitas horas da sua vida, hoje são 24 em cada 24, a cuidar dos velhos, como ela faz questão de os chamar. Nada de eufemismos. Só que a luta que ela trava pelos velhos esbarra sempre na burocracia e no alheamento de alguns que por obrigação moral e profissional lhe deveriam agradecer todos os dias. Hoje, Maria do Carmo Roncon vende compotas com faz pessegos que traz da quinta dela, pinta quadros que vende, faz bordados que vende. Como ontem dizia na Assembleia de Freguesia de Lordelo do Ouro, só falta mesmo vender-se a ela. O mais caricato surge nos encruzilhados da burocracia. Há alguns anos atrás fez obras na casa. Umas por imposição da Segurança Social, outras pela comodidade e conforto dos seus utentes, 78 velhos por dia e 20 residentes. A obra foi cara e os apoios prometidos não apareceram. Não ficou parada.Avançou, hipotecou o que foi necessário e ficou a dever ao banco. Ela como fiadora. As tentativas para resolver o problema esbarraram em telefones não atendidos, cartas não respondidas ou na estupidez dos burocratas. Mas ontem dizia com alma, que não desistia apesar de se reformar daqui a 2 meses. Um bom exemplo num Portugal cada vez mais adormecido.

2 comentários:

  1. Um exemplo que só pode ser enaltecido. A obra de Maria do Carmo Roncon é antiga, tem lastro e foi construída num tempo em que as pessoas tinham causas e abraçavam-nas. Maria Irene Roncon tem uma causa de vida, uma vida notável.

    ResponderEliminar
  2. Funcionários da Casa de Lordelo9:28 da manhã

    Ao Ler "nortadas" deparo com a descrição da luta travada para angariação de fundos da Casa de Lordelo.
    É lamentável que o apoio estatal não surja para uma obra verdadeiramente grandiosa e digna de toda a admiração na Freguesia de Lordelo do Ouro

    ResponderEliminar