quarta-feira, abril 21, 2010

Ainda o Ex-Presidente da Câmara de Lisboa Sampaio

Que hoje se indignou com o facto de, e passo a citar, o que "alguns gestores" (quem serão eles?)ganham num ano um "trabalhador honesto" demorará um século a ganhar.
Duas notas sobre esta indignação.
A primeira é que dava mais jeito ao país que as atenções se focassem no facto de gastarmos mais do que produzimos e o ex-Autarca Sampaio se indignasse pela "letargia" em que vivemos.
A segunda é que esta filosofia socialista que não sabe distinguir o risco de quem arrisca capital do empregado por conta de outrem não nos leva a lado algum. Se há gestores muito bem pagos é porque os accionistas da empresa entendem que isso é justificável. O risco é deles. Dentro de limites (e a Banca é objectivamente um caso limite pelo facto de estarem em causa os depósitos dos aforradores) é uma decisão legitima.
Adicionalmente este tema encerra um risco de prevalecer uma filosofia que afasta o mérito e a recompensa por esse mérito que afasta os melhores. Não me parece que seja isso o que queremos.

4 comentários:

  1. Pode esclarecer-me que especiais méritos revelou R. Pedro Soares para ser nomeado gestor da PT?

    ResponderEliminar
  2. Então o rapazinho não é sobrinho do fixe?
    Para gestor da pt é cv bastante.
    farripas

    ResponderEliminar
  3. João Porto9:43 da manhã

    Não consigo meter no mesmo "saco" Rui Pedro Soares e os gestores das empresas privadadas do PSI20. Sampaio meteu tudo no mesmo saco. Eu não me estava a referir a Rui Pedro Soares, visita frequente do Ministro Lino, que foi nomeado pelo cartão de militante socialista e pela proximidade a Socrates. Ele e Soares Carneiro para mim não contam para este argumento. Os accionistas da PT não os escolheram, embora beneficiem dessa escolha.
    As minhas desculpas por vos ter induzido em erro.

    ResponderEliminar
  4. E a subtileza da expressão "trabalhador honesto" por contraponto aos gestores rapaces? Não haverá gestores honestos, Dr. Sampaio? Esta ideia do honesto Sampaio até me parece um pouco salazarenta.
    BLX

    ResponderEliminar