sexta-feira, novembro 20, 2009

Europa e cargos: parabéns Zé Manel!!!

Ou muito me engano ou as nomeações do belga, van Rompuy, e da britânica, Ashton, são acima de tudo uma grande vitória para o Presidente Barroso.

O primeiro, por razões óbvias - a Bélgica é, quase por necessidade de sobrevivência, tradicionalmente federalista e integracionista. Além disso é politicamente irrelevante. Acrescendo que o senhor (embora eu apenas o acompanhe à distância) parece ser um bom "construtor de compromissos".

A segunda porque, antes de mais nada, é uma Mulher. Britânica, 'above all things'... O que, em política externa, tem o seu significado... Naturalmente será pragmática; naturalmente será, digamos, céptica, para não dizer desconfiada, da mais valia europeia sobre as diplomacias tradicionais. O que, não sendo pouco, lhe deverá permitir focar-se nos aspectos em que a Europa, ou a união europeia (na União Europeia) poderão representar verdadeira mais valia.

Por tudo isto, Parabéns Zé Manel!!!

Um alerta, contudo. O Sr Brittan, também chegou à Comissão com "ordens" para acalmar a besta. E depois acabou por ser o "pai" dos novos ímpetos integracionistas, com o renovado enfoque no "mercado interno"...

3 comentários:

  1. Ó Ventanias,
    Não me digas que achas que o Barroso teve alguma coisa a ver com estas nomeações? Lá por ele estar na sala, não quer dizer que tenha voto na matéria...
    Quanto às nomeações: Rompuy é irrelevante, o que para Portugal até é bom; Ashton é o resultado de um processo muito interessante (no qual Brown não hesitou em usar e abusar de Blair), mas não creio que tenha sido a melhor escolha para a Europa (e para Portugal). Junte-se a estes dois Barroso na Comissão, e temo que os próximos cinco anos sejam tão chochos como os últimos.

    ResponderEliminar
  2. Quanto à chochice, não tenho nada a acrescentar. Concordo. Embora ache que isso nem sempre é mau.

    Direi apenas que a presença na sala não é de somenos. Razão única para este meu comentário.

    Quanto ao mais, douro, a intenção do post era ser sarcástico. A julgar pelo comentário, não terei sido muito feliz...

    ResponderEliminar