sábado, outubro 31, 2009

PSD

A disputa pelo lugar de MFL está quente mas ainda não atingiu as temperaturas máximas. Pedro Passos Coelho assumido candidato, outrora ultra-liberal hoje um defensor do bloco central, ainda não sabe quem o irá defrontar. O que para montar uma estratégia é fatal.

Mas Passos Coelho tem um problema maior do que desconhecer o adversário,ou adversários. É que não basta ser telegénico e falar com ar sério, pois aí Paulo Pires por exemplo bate-o aos pontos mas decidiu que era actor. É preciso ter consistência programática, é preciso ter credibilidade, é preciso ser vencedor e é preciso ser "idolatrado". E julgo que Passos Coelho não reúne as quatro características.

Se entramos no campo das suposições Marcelo Rebelo de Sousa é com efeito um perigoso adversário. Consistência programática não lhe falta, credibilidade idem aspas e é idolatrado/odiado, se bem que as suas principais vitórias tenham sido conseguidas no parlamento.

Mas se Marcelo não for mesmo ao ringue, que já se viu será feio e com poucos modos, e deixar o combate para outros?
Aguiar Branco?
Santana Lopes?
Alberto João Jardim?

Os três já demonstraram que não vão com PPC nem com as suas ideias mas isso não chega.

Mas Aguiar Branco não reúne as 4 características, pois não é idolatrado nem é vencedor
Santana não tem credibilidade
Jardim falta-lhe igualmente credibilidade e em termos de consistência programática tenho alguma dificuldade, mas é um vencedor por natureza e idolatrado/odiado.

Mas acima de tudo o que se vai assistir nos próximos dias pode não ser muito edificante. Para o PSD claro.

1 comentário:

  1. Caro Carlos, afirmar que Passos Coelho é defensor do Bloco Central é nem sequer ouvir o que ele diz e, principalmente, mostrar uma surpreendente permeabilidade à propaganda dos inventores da "onda Marcelo"...

    Já agora, gostava de ser esclarecido quanto à "consistência programática" de Marcelo, uma vez que tenho andado distraído e nem programa lhe conheço. ;-)

    ResponderEliminar