quarta-feira, outubro 21, 2009

Foguetes de Outono

É seguramente uma deficiência minha, mas nunca consegui acabar de ler um livro do Saramago: às vezes até chego a meio mas antes ou pouco depois pouso-o e esqueço-o. Repito: devo ser um bruto.

O Saramago e/ou a sua editora ou agente sabem do negócio. Sabem que a melhor forma de suscitar curiosidade e compradores é apimentar cada lançamento com um desaforo qualquer. E se houver pretexto para umas tantas conferências de imprensa para alegadamente reagir a umas contra-declarações de um bispo ou de um político, tanto melhor. O euro-deputado Mário David e o bispo do Porto deviam perceber que estão a dar-lhe corda e a ajudar ao sucesso do "Caim". Mas eles lá sabem.

4 comentários:

  1. Não será propriamente uma deficiência - pelo menos não me sinto deficiente por nunca ter conseguido ler o Ulisses - mas que o senhor tem livros fantásticos, lá isso tem. Ensaio sobre a cegueira, Ensaio sobre a Lucidez, Todos os nomes e Memorial do Convento são fantásticos. Insista. Mas não pegue em A Viagem do elefante enm no Homem duplicado, que são chatos como o raio, apesar de me ter obrigado a lê-los até ao fim. Um abraço. Ernesto

    ResponderEliminar
  2. Finalmente encontro alguém com a mesma opinião que eu relativamente à escrita do Saramago. Só consegui ler até ao fim o 1º livro que ele escreveu. Quanto aos outros, se chegasse às 20 páginas já era uma vitória (só igualada ao estilo do inenarrável Baptista Bastos).
    Guta

    ResponderEliminar
  3. Uma vez gostei outras nem por isso. Falo da escrita pois da personagem não gosto nem com molho de tomate. É certo que o homem tem direito a opinião. Mas é igualmente certo que a personagem tem um problema mal resolvido com a igreja católica. Ou está à espera de ser excomungado para ser vitima, mas está com azar que não vivemos nesses tempos, ou então está à espera de uma luz que o encaminhe e ainda vai terminar num convento. Seria memorial esse momento. Agora, acho que nem uma nem outra das coisas, e portanto a personagem quer mesmo é publicidade ao seu livro. Sem mais.
    Carlos Furtado

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos! Desculpem, mas a escrita de José Saramago, é FABULOSA... :)
    Ilda Pontes

    ResponderEliminar