quinta-feira, outubro 01, 2009

Economia e crise

Parece que vamos ter uma curva em V. Isto é, a economia caiu abruptamente e, julgo que começa a haver indícios suficientes disso, irá também recuperar rapidamente. Ainda é cedo para o sabermos, mas é a minha aposta.

Isto é importante, por todas as razões e principalmente por esta: as economias actuais já não tem nada a ver com o que nos habituamos a estudar. As economias actuais são sobretudo serviços. E estes, pela sua própria natureza, reagem muito mais rapidamente às condições dos mercados. Nesse sentido, são muito mais "capitalistas" do que a economia tradicional, baseada na produção de bens. Felizmente.

O alerta é particularmente interessante, no momento em que a esquerda radical procura confundir o povo com todos estes gritos anti-neoliberalismo, a favor de nacionalizações, etc.

O desafio para Portugal não deixa de continuar a ser muito relevante. Sobretudo porque a competitividade da nossa economia tem estado em perda, pelo que as nossas exportações não estão entre os ganhadores óbvios dessa recuperação. Também por isto, a questão da rede ferroviária moderna, em bitola europeia e para velocidades modernas, deve ganhar outra centralidade no debate político. As opções que viermos a fazer nesta matéria, poderão revelar-se decisivas. Quanto aos serviços, esperemos que o próximo governo, com maioria ou sem ela (quer dizer, com coligação ou sem ela), saiba criar condições favoráveis à criação de empresas. Havemos de voltar à matéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário