terça-feira, setembro 15, 2009

Originalidades


Entro a matar: a proposta do CDS/PP de pagar parcialmente em géneros o Rendimento Social de Inserção é insultante.
Uma coisa é o combate à fraude e a luta por uma correcta execução de um dado quadro legal, outra coisa é a demagogia populista de pressupor que o beneficiário do RSI é um malandro potencial e que é melhor dar-lhe umas senhas para ir comprar pão do que uns euros que ele vai gastar provavelmente na tasca.

Dirão que não é nada disso. Ai não? Então porque é que não se propõe também dar uma parte das pensões em kilos de arroz ou pacotes de leite? E já que estamos nisso, talvez não fosse má ideia sugerir que as empresas em dificuldade pudessem legalmente dar uma parte dos salários em géneros: na Mabor davam um pneu, na Sotinco uma lata de amarelo-canário e na Corticeira Amorim um saco de rolhas.

Ele há cada uma!

8 comentários:

  1. Caro Douro,
    Em França é assim que funciona e não me parece que a esquerda local tenha ficado chocada.
    Embora não tenha nada a ver com o programa do CDS (mas subscrevo-o), nem tenha procuração para o defender, parece-me que demagogia populista é o seu último parágrafo.
    Cumprimentos

    José Mexia

    ResponderEliminar
  2. A esquerda não ficou chocada,
    O Douro ficou chocado, logo:
    O Douro não é de esquerda.

    Será silogisticamente correcto?
    Valha-nos isso!

    Pelo sim, pelo não, quando for grande quero trabalahr num banco... em dificuldades.

    Farripas

    ResponderEliminar
  3. Finalmente, caro douro, finalmente estamos em total desacordo. Quanto ao essencial, o último parágrafo deve ser filho de uma manhã difícil ou uma noite complicada...

    Há muitos outros problemas que a proposta foca e os comentários nem afloram. Talvez um dia volte a isso. O tema é suficientemente interessante. E a promessa de debate, ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. Caro José Mexia
    Eu não sei se em França funciona assim e, se o diz, acredito que a tal esquerda local até aprecie, mas isso não me impressiona sobremaneira. Se querem organizar umas "sopas dos pobres", façam-no, mas não vislumbro qual a razão para uma tal proposta senão o preconceito de que é tudo uma cambada de preguiçosos. E são essas generalizações que são perigosas, populistas e demagògicas, tal como o meu segundo paràgrafo (concedo, mas aceite-o como uma ironia).
    Saudações e venha sempre (que esta casa até é mais sua que minha)
    PS: Farripas, acertou em cheio; também quero ir para um banco, mas depois de o CDS ganhar

    ResponderEliminar
  5. Saiba o Douro que nunca se deve fazer caridade dando aos pobres cash. Assim se faz na França e assim se faz em qualquer paróquia portuguesa ou de qq país.

    Cash só para as pensões de miséria. Insultante é o valor de pensões em Portugal: um professor tem uma pensão 11 vezes superior à mínima!! 11 vezes!

    ResponderEliminar
  6. O Libertas diz tudo: estamos a falar em "caridade", em paróquias e em pobres. Eles até nem sabem o que é cash.

    ResponderEliminar
  7. Caro Douro,
    Quando falo em França é só para percebermos que isto não é uma ideia exótica do nosso rectângulo.
    A mim o que me parece preguiçoso é não fazer nada depois de perceber que o chico-espertismo português (como diz José Gil) se apoderou deste subsídio.
    A mim o que me parece populismo é chamar "sopa dos pobres" a esta ideia.
    E desculpe a franqueza mas acho um pouco ridículo que alguém culto como o Douro chame demagógicas a ideias que simplesmente são diferentes das suas.
    Um abraço

    José Mexia

    ResponderEliminar
  8. Caro José Mexia
    Discordamos, está bom de ver. E eu discordo porque, entre outras razões, acho a proposta demagógica. O meu amigo acha que ela não o é e está no seu pleno direito. Eu não acho ridículo que o Mexia não a ache demagógica, mas também não acho que sejam nacessariamente demagógicas as propostas de que discordo. Esta parece-me além de errada também demagógica, tão simples como isso

    ResponderEliminar