quarta-feira, setembro 02, 2009

Diplomacia da treta


Ontem, 1 de Setembro, completaram-se 70 anos desde a invasão da Polónia pelas tropas hitlerianas. Poucas semanas depois, os soviéticos ocupavam, em acordo com os alemães e nos termos do pacto Ribbentrop-Molotov, a região oriental daquele país e organizavam na floresta de Katyn o massacre de mais de vinte mil oficiais do exército polaco.

As declarações de Ângela Merkel e de Vladimir Putin nas cerimónias de Gdansk demonstram a meu ver uma clara diferença de atitude: se é certo que as actuais autoridades alemãs reconhecem sem ambiguidades as responsabilidades avassaladoras do III Reich na mortandade da II Guerra Mundial, o poder político russo tergiversa e balbucia umas desculpas moles sobre os seus crimes desse período. O povo russo foi o que mais sofreu durante todo o conflito, mas isso não pode esconder os crimes de Estaline antes, durante e depois, na Rússia e nos territórios que ele ocupou. Enquanto os actuais czares de Moscovo alimentarem essa ambiguidade sobre o papel do Camarada José, soará a falso qualquer discursata sua sobre o sofrimento dos povos europeus.

Talvez o cabeça de lista do PSD por Aveiro, o Sr. Eng° Couto dos Santos, cônsul honorário da Rússia em Portugal e ao que parece figura grada do Kremlin e das oligarquias corruptas de Moscovo, lhes possa explicar isso.

2 comentários:

  1. Caro Douro:

    Nada me aproxima do camarada Estaline. Mas também não posso deixar de notar que é muito fácil, em face do politicamente correcto europeu, a alemanha reconhecer as "suas" asneiras quando sabemos que esse "reconhecimento" não implica uma directa assunção de culpa. A culpa é reconhecida, mas é implicitamente reencaminhada apenas para os "nazis" (até porque, em boa verdade, metade dos alemães sofreu com o que a outra metade fez...e, portanto, muitos alemães são reconhecidamente vítimas, e não responsáveis).
    Queria era ver os socialistas e comunistas portugueses pedir desculpa por nos terem querido lançar nesse "caminho para o socialismo".
    Esperar humildade em Putin, ou que ele dê relevância a esse "pormenor" dos direitos humanos, é a mesma coisa que esperar humildade em Soares, ou sinceridade em Sócrates.
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis
    Obrigado pelo seu comentàrio. Se bem o compreendo, os nazis são os primeiros responsàveis e o povo alemão também não està isento de responsabilidades, sem ignorar que houve no seu seio quem tivesse corajosamente resistido ou sido vìtima do delìrio nacional-socialista. Nada a objectar. Quanto a Putin, não espero nada de bom, mas surpreende-me que haja "democratas" que esperem alguma coisa, nem que seja um cheque. E mais me surpreende que um partido como o PSD promova a arauto de uma polìtica de verdade um militante que declaradamente tem outras fidelidades.
    Cordiais saudações.

    ResponderEliminar