terça-feira, setembro 15, 2009

As eleições legislativas e a Europa

Finalmente a questão 'Europa' entrou na campanha das legislativas. Chegou travestida de TGV e veio, colada ao problema do endividamento, pela mão de Manuela Ferreira Leite.

Os 'media' vêm dando conta de declarações do lado socialista acusando a líder do PSD de vários males assustadores: "que se esqueceu de que somos um país integrado na Europa", "que pensa como Salazar", "que tem uma visão retrógada e passadista". E cavalgam contentinhos certos dislates castelhanos: MFL personificaria o "rançoso nacionalismo luso" e Portugal, na renúncia à ligação de um TGV a Espannha, perderia mais milhões do que 'nuestros hermanos'.

Nesta floresta de disparates, a questão do endividamento e a questão do interesse nacional parecem dissolver-se nesse valor alegadamente superior que é a Europa ou, pelo menos, a visão que da Europa têm Madrid e/ou Bruxelas.

Repare-se que aquela linha de argumentação abdica de explicar as anunciadas vantagens de termos um trem super-rápido a ligar Lisboa a Madrid, mas centra as baterias nesse pecado mortal de estarmos a "comprar uma guerra" com Espanha, a chatear Bruxelas e a desdenhar um envelope, sem sequer se dar ao trabalho de fazer as continhas e revelar que "perdemos" 300 milhões para não nos endividarmos, numa conjuntura extremamente desfavorável, muito mais do que isso ( pelos vistos, há muitos sócias da tia do JAC).

Ferreira Leite, independentemente de ter razão ou não quanto à suspensão dos investimentos 'TGV', conseguiu desde já criar uma clara demarcação relativamente às hostes socratinas: não há Europa, chame-se esta Espanha ou Comissão, que se sobreponha aos interesses de Portugal. Há líderes políticos que pensam assim e há outras pessoas que pensam de outra maneira.

3 comentários:

  1. A elite dos intelectuais inteligentes e honestos deste país, são um lixo, cobardes, anestesiados, subjogados.

    http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=M%E1rio%20Crespo

    ResponderEliminar
  2. E eu que pensava que o projecto do tgv com Espanha tinha já sido aprovado em 2003 na 19a cimeira ibérica na Figueira da Foz, por Barroso e Aznar. Durante o governo de Barroso, portanto. Com o qual Ferreira Leite não teve nada a ver.

    ResponderEliminar
  3. Ó Pirata, a MFL já respondeu a isso, mas não se aborreça pois o Sócrates também pensava assim

    ResponderEliminar