sexta-feira, abril 03, 2009

Gerentes PME

A ANJE apresentou ao Governo uma proposta que visa a possibilidade de atribuição de subsidio de desemprego aos gestores das pequenas e médias empresas (PME). Parece-me uma medida justíssima. Não faz qualquer sentido que um gestor, de maneira geral também sócio, de uma PME, não possa usufruir de benefícios que são subsidiados também com os seus descontos.

6 comentários:

  1. Mesmo em caso de falência fraudulenta?

    ResponderEliminar
  2. Douro, claro que não. Claro que não. Nem todos os gerentes de PME são "fraudes". Mas já imaginou que essa pode ser uma pequena ajuda para se cometer uma "fraude"? Quantos gestores tentam prolongar artificialmente a sua empresa para que não fiquem no desemprego e sem qualquer apoio? Ser empresário de pequena monta tem muitos riscos, muitas dores de cabeça e muitas das vezes incompreendidos.

    ResponderEliminar
  3. Caro Douro, parece-me que aqui o CF tem alguma razão...
    Há que conhecer o tecido empresarial português.
    Na Europa há pequenas e médias empresas (conhece concerteza a legislação que as caracteriza). Comparativamente, em Portugal o equivlente é a pequena, a micro e a empresa de vão de escada!
    Com uma estrutura tal que praticamente não há diferenciação entre o "gestor" e o "trabalhador".
    Nesses casos, e eliminando os casos de gestão fraudulenta,de fuga ao fisco, de corrupção, etc, etc, parece-me razoável que a sociedade tbém seja solidária.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece mal um regime de apoio ao empresário no "desemprego", mas há ali qualquer coisa que me levanta reservas. Se calhar é uma questao de semântica, mas falar em subsídio de desemprego para alguém que se assumiu como patrão e decidiu correr riscos, soa-me a algo de contraditório. Talvez o problema esteja nos pormenores, nas regras, mas não sei, sinceramente não sei que pense.

    ResponderEliminar
  5. eu estava-me a referir a gestores e não a empresários.... se bem que em micro-empresas e nas empresas de vão-de-escada a diferença possa não ser t=ao visível...

    ResponderEliminar
  6. Pois é,estou desempregado mas herdei parte de uma empresa que, embora tenha um património relevante não dá para viver.descontei para quê?
    Alquem pode espelicar?

    ResponderEliminar