terça-feira, março 10, 2009

Simplex

Hoje precisei de um comprovativo de não existência de dívidas por parte da empresa à Segurança Social. Já o tinha precisado em Setembro do ano passado e mais duas vezes em meses anteriores. E por isso calmamente consultei o site e pedi o comprovativo. Ficou em "Análise". Estrahei. Passados uma hora a mensagem dizia "existem juros de mora". Corri para a Segurança Social, pois o Simplex permite saber se devo ou não devo, mas se dever não sei porquê nem quando. Era uma divida 13,5€ de 2007. Nem protestei porque o que queria mesmo era o papelinho mágico.

Mas depois fiquei a pensar e duas perguntas me surgiram:

a) Por que raio não posso eu saber porque devia e imediatamente fazer o pagamento se o pretendesse?
b) Como é que tinha uma divida de 2007 e em 2008 já tinha pedido declarações e nunca fui informado dessa divida?

Simplex mas só ainda a meio caminho

1 comentário:

  1. por isso é que se chama simplex - em humano equivaleria a um simples de espírito.
    como pode calcular, quando este tipo de instrumentos são criadas segundo os princípios do "garbish in, garbish out", o que lhe aparece é o que alguém lá colocou.
    correlação, interoperabilidade e outros princípios básicos dos sistemas de informação não fazem parte da semântica do simplex. ou bem que as coisas se querem simples ou não! haverá sempre uma fatia substancial das vossas contribuições para alimentar "gadgets" governamentais inúteis!

    ResponderEliminar