quarta-feira, março 25, 2009

"O que quer o governo"

"O que quer o governo?
Uma maioria homogénea.
Há de tê-la. Para a ter, informa um dos jornais a que me refiro que o governo autorizou já a construção de duas pontes, cujo orçamento está avaliado em 1.120 contos de réis. É naturalíssimo. O que não é naturalíssimo é que nós nunca saibamos ao certo qual a causa de tantos males que nos afligem, sob mil aspectos materiais e morais, quando essa causa aí está patente.

O governo pretende vencer as eleições e para as vencer dispõe dos dinheiros públicos como se estes pertencessem aos cofres do seu partido….

Perguntar depois d'isto para onde vai o dinheiro dos cofres públicos é vontade de fazer perguntas."

João Chagas, Março de 1906

6 comentários:

  1. Ainda bem que o que acontece todos os dias sucede há muitos anos, que é para os portugueses não serem apanhados de surpresa. Tenho a leve impressão que está na altura de levar a cabo uma campanha a favor da abstenção em todos os actos eleitorais. E.S.

    ResponderEliminar
  2. Oh Douro! Esta está muito bem apanhada! Utilizando a veia numérica o mínimo que posso dizer é que o mal é da República!
    E.S - abstenção, nunca. O cidadão goza ainda de um conjunto de privilégios. A cidadania é um elemento fundamental da democracia e dar azo a que os políticos continuem a pensar que o erário público equivale aos cofres dos respectivos partidos é, quanto a mim, um enorme erro.
    Vote! exerça o seu direito!

    ResponderEliminar
  3. Pirilas: acredito que a cidadania seja um elemento fundamental da democracia; no que não acredito é que este lodo em que o país sobrevive seja uma democracia! E.S.

    ResponderEliminar
  4. Pirilas não, carago, Pirolas; peço desculpa E.S.

    ResponderEliminar
  5. E.S - as democracias têm destas coisas. Alguém disse que a vida era como um interruptor: umas vezes para cima e outras para baixo. Acedo que a democracia está um pouco em baixo.
    Mas se os cidadãos se distanciam cada vez mais passam a ser coniventes com o lodaçal. E isso, acho, é o pior da democracia!
    Quanto ao pirilas, pirolas ou Zé Carlos é tudo a mesma coisa... não tem importância.

    ResponderEliminar
  6. também alguém disse que a vida é como uma caixa de chocolate.odeio os bombons de licor.

    ResponderEliminar