quarta-feira, março 25, 2009

Tolos Gananciosos e Vigaristas (TGV)



Estas ou outras linhas vermelhas vão sair-nos muito caro. Desde a primeira hora que este projecto não tem pés nem cabeça. Desde a primeira hora que é motivo de "politiquices" partidárias e motivo para encher os bolsos a uma série de malta que se entretém a fazer estudos e pareceres.

A mania das obras públicas ou obras do regime é de facto uma tentação em que caem todos os politicos, em especial os de vistas curtas. Podem vir os defensores do projecto berrar que assim perdemos os apoios de Bruxelas, que perdemos o "comboio" europeu, que é importante para trazer turistas de Espanha...blá, blá, blá.

Peguem no dinheiro que nos ia custar, sim porque a tanga de project-finance com privados foi por água abaixo há muito tempo, e apliquem-no onde de facto faça falta. Hospitais, escolas, tribunais. Façam os ditos privados investir nestes projectos, dando-lhes benefícios, permitindo-lhes explorar os espaços, fazendo-os responsáveis pelos custos das obras e verão que o preço não dispara.

Agora deixar a construção de uma obra destas entregue ao estado é saber que ela vai custar 40% mais. Estamos falidos, mas não adianta atirar mais areia para cima de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário