Tem piada, hoje não recebi nenhum e-mail anónimo sobre a sondagem do Diário Económico que dá ao CDS 7,1%. O melhor resultado dos últimos anos. Eu sei, eu sei… as sondagens só interessam se forem más.
Caro Zé: Hoje há uma sondagem que dá 7,1% ao cds. Eu não acredito. Aqui fica o email que querias. Pilar D'Orey/ M. Soares e Cª (não sou a Pilar, mas isto era pra gozar contigo...)
Sr. Mexia, permita-me completar o comentário anónimo anteiror.
MARKTEST:
Abril 2007 - CDS - 4,8% Abril 2008 - CDS - 4,3%
Junho 2007 - CDS - 7,4% Junho 2008 - CDS - 6,7%
Julho 2007 - CDS - 6% Julho 2008 - CDS - 5,1%
Setembro 2007 - CDS - 8,4% Setembro 2008 - CDS - 8,1%
Como vê, o CDS tem sondagens bem piores em 2008 do que 2007. Esperemos que as legislativas não aconteçam em outubro porque em outubro 2007, o CDS teve, segundo a Marktest, 2,9%.
A sondagem de hoje é má... volta a confirmar descida do CDS perante meses homólogos.
Entre a Marktest e o DE há uma grande diferença, nem ninguém considera o barómetro da Marktest uma sondagem. Cada um acredita no que quiser, mas o que interessa aos comentadores óbvios, é que a sondagem é uma merda.
Esta sondagem e as outras sondagens e barómetros mostram que o Dr. Portas nunca trouxe a primavera que prometeu, nem nunca se afirmou como a grande referência da direita e centro-direita (essa era a promessa, recordas-te?).
Estou com o Anónimo: as sondagens ou os barómetros servem para identificar as tendências. E neste caso não parece ser a melhor. É pena porque foram causados muitos danos, e os resultados nem sequer são bons. Enfim, um desatre...
Eu... eu só queria dizer que quando alguém acha óptima uma sondagem cujo resultado para o CDS é pior do que o obtido nas últimas eleições e, ainda por cima, onde o PSD obtém o seu pior resultado, então é porque as expectativas já estão muito, muito baixas. O que tem um significado: mestre como é na gestão de expectativas, a um ano das eleições, o Dr. Portas já convenceu os seus de que se o CDS tiver 7% nas próxmas eleições (como diz esta sondagem), então haverá festa grande no Largo do Caldas. Daqui a um ano, talvez bastem 5%. Parabéns Dr. Portas! Consigo o CDS/PP vai longe. Conte comigo.
Em 1979 ganhei uma Assembleia de freguesia com 76 % pelo CDS ( sim dois dígitos, o 7 e o 6 , mas sem vírgula pelo meio), e rm 82 repeti a proeza subindo para 81 % na coligação AD, o que dá para perceber o que o PSD trouxe de mais-valia... Portanto, não vou dizer que 7,1 é bom ou é mau. Quanto ao que era em 2007, é bom não esquecer, o que ficou por fazer ou foi desmentido pelos factos, pese toda a manipulação informativa do governo... Se não houvesse a "mão invísivel", o CDS estaria bem melhor. Quanto à boa harmonia dentro do CDS, devo dizer que quem a pretexto do banal afastamento ou amuo de um vice-presidente, que ninguém dera pela falta no último ano "promoveu" e elogiou a convocatória de um Conselho Nacional inócuo, não pode ter a veleidade de falar num partido a viver em harmonia... Quando muito seria a apologia à Paz dos cemitérios... Agora o que me preocupa é que sejam raciocínios difusos, contraditórios e pouco rigorosos a par de interesses de promoção pessoal, dentro e fora do aparelho, a decretarem e a marcar a "agenda partidária", relegando os temas importantes para a lista de espera... Claro está, que nessas circunstâncias as sondagens não podem subir.
"Dirigente do CDS-PP demite-se 28.09.2008, in Publico O ex-conselheiro nacional do CDS Orlando Góis demitiu-se de presidente da concelhia de Santarém, abandonando também o seu lugar de vogal na comissão política distrital do partido."
Meus amigos, Quando falei em comentadores óbvios, nunca pensei no Carlos e no JAC, mas politicamente cada um faz as figuras que quer. Como é evidente, face aos resultados muito maus que o CDS tem tido nas sondagens, é claro que se o CDS sobe é bom. Acho eu. O que é engraçado é haver gente que parece que quer o CDS se estatele. Eu, independentemente do líder que estiver na altura, concorde muito ou nada, quero sempre que o CDS tenha bons resultados. É uma diferença de postura, que não é só da boca para fora.
Uma coisa é gostarmos que o nosso partido tenha bons resultados - todos os militantes desse partido gostam disso; outra diferente é gostarmos disso quando quem o conduz agiu e age mal, quis humilhar e humilhou publicamente correleginários seus, tratou e trata militantes seus como se fossem bonecos descartáveis e, pior, fez mal a pessoas, à vida de pessoas, com um sangue frio invejável. Como podemos ficar contentes quando o CDS sobe em sondagens quando tem uma pessoa assim a liderá-lo? Há alguém que ainda pense que o passado de Portas e do portismo será branqueado? Nem precisam de ser os militantes a fazê-lo, bastarão os comentadores de serviço, à esquerda e à direita, a fazê-lo.
Em miúdo lembro-me de uma conversa que se repetia de tempos a tempos na minha aldeia, aos domingos à saída de missa. Na loja que vendia comes e bebes e abastecia as pessoas para toda a semana, as conversas andavam muito em redor das diatribes e dos problemas com os animais domésticos. Eram uma parcela da riqueza das pessoas. Um porque o burro dava coices, outro porque o carneiro partia tudo à marrada, a cabra porque saltava por onde não devia, as galinhas que comiam os ovos , o porco que à trombada virava o curral do avesso, etc, etc,... E perante o ilêncio prolongado do dono da loja os clientes não descansavam enquanto não o interpelavam para saber a sua opinião. E o velho cmerciante com grande ironia logo desfiava o livro da sua fina sabedoria, por mais paradoxal que isso possa hoje ser entendido por quem só sabe o que ouve nos telejornais. Sabem, dizia o comerciante, eu tenho-os ouvido com muita atenção e cada um não eixa de ter as suas razões e ser ente entendível que não tiveram sorte com os vossos animais domésticos.Porém, estão a esquecerem-se de uma coisa também muito importante. Sabem o quê?! É que por muita razão que os assista, também há animais que não têm sorte com os donos... Pois é, eu conheço muita gente que acha que o partido existe para lhe dar um cargo, sem que eles tenham que mexer uma palha ou justificar competência ou perfil. Tendo anos ou semanas de vida como militantes e porque usam uma mini saia mais vistosa ou sabem fazer um nó de gravata e dar um ar de "finesse" outras vezes nem se dão a esse trabalho e ai Jesus que o partido não está à altura... Vejam o que aconteceu há dias em Setúbal. O dirigente da Distrital por acaso, era o Bispo resignatário?! O que é que ele fez para além daquilo que só aquela dúzia de colegas da Distrital, ousou propagandear por aí fora, sem explicar as coisas a fundo. Queria ser cabeça de lista! Ou por outra, queria que fosse a Distrital a indicar o nome do cabeça de lista. Já estão a imaginar quem era o escolhido, não estão?! Agora digam, não foi uma "benção" um tipo daqueles ter saído?!
Só uma nota mais sobre o dirigente de Setúbal. Em Outubro de 2006 promoveu no auditório de Fernão Ferro em Sesimbra, uma palestra que marcou o regresso de Paulo Portas às intervenções no partido. Foi tido como o arranque para o regresso de Paulo Portas. Estavam lá menos de 100 pessoas e mais de metade vieram de fora do distrito de Setúbal, isso posso garantir-lhes... Retirem daí as ilações...
Querias saber o quê?! Ainda há oito dias estive ao seu lado numa Sessão Formativa em Santarém. Por acaso ainda não me comunicou a demissão nem tinha que o fazer. Haverá razões mas será de questões que pouco me interessam... Sei que irá haver pela certa novas eleições para a concelhia. É o procedimento normal...
Caro Zé:
ResponderEliminarHoje há uma sondagem que dá 7,1% ao cds. Eu não acredito.
Aqui fica o email que querias.
Pilar D'Orey/ M. Soares e Cª
(não sou a Pilar, mas isto era pra gozar contigo...)
Boa Zé.
ResponderEliminarO que devia preocupar não és os 5, 6 ou 7% do CDS mas é o PSD oscilar entre os 32 e os 27, aprox 5% que o CDS não canaliza.
ResponderEliminarA sondagem prova-nos pois que o PSD flutua fora do eleitorado do CDS e vice-versa.
Mas ficará sempre uma pergunta para a qual não ha resposta mas... e se o CDS vivesse dias de harmonia, quanto teria?
PORQUE É BOM FAZER COMPARAÇÕES ENTRE IGUAIS, PERGUNTO AO SR. MEXIA:
ResponderEliminarBAROMETRO MARKTEST DE SETEMBRO 2007.
O CDS ERA A 4ª FORÇA POLÍTICA À FRENTE DO BE E TINHA 8,4%.
USEI O MESMO PARTIDO,O MESMO MES E MESMA EMPRESA DE SONDAGENS.
AFINAL...O CDS ATÉ ESTÁ PIOR.
Sr. Mexia, permita-me completar o comentário anónimo anteiror.
ResponderEliminarMARKTEST:
Abril 2007 - CDS - 4,8%
Abril 2008 - CDS - 4,3%
Junho 2007 - CDS - 7,4%
Junho 2008 - CDS - 6,7%
Julho 2007 - CDS - 6%
Julho 2008 - CDS - 5,1%
Setembro 2007 - CDS - 8,4%
Setembro 2008 - CDS - 8,1%
Como vê, o CDS tem sondagens bem piores em 2008 do que 2007. Esperemos que as legislativas não aconteçam em outubro porque em outubro 2007, o CDS teve, segundo a Marktest, 2,9%.
A sondagem de hoje é má... volta a confirmar descida do CDS perante meses homólogos.
correcção:
ResponderEliminarSetembro 2007 - CDS - 8,4%
Setembro 2008 - CDS - 7,1%
Entre a Marktest e o DE há uma grande diferença, nem ninguém considera o barómetro da Marktest uma sondagem. Cada um acredita no que quiser, mas o que interessa aos comentadores óbvios, é que a sondagem é uma merda.
ResponderEliminarCaro Zé
ResponderEliminara sondagem é uma merda, pois coloca o cds de paulo portas como 5ª força politica atrás do bloco de esquera. por isso se achares que é bom......
carlos furtado
Caro Zé
ResponderEliminarEsta sondagem e as outras sondagens e barómetros mostram que o Dr. Portas nunca trouxe a primavera que prometeu, nem nunca se afirmou como a grande referência da direita e centro-direita (essa era a promessa, recordas-te?).
Estou com o Anónimo: as sondagens ou os barómetros servem para identificar as tendências. E neste caso não parece ser a melhor. É pena porque foram causados muitos danos, e os resultados nem sequer são bons. Enfim, um desatre...
Um abraço
JAC
Eu... eu só queria dizer que quando alguém acha óptima uma sondagem cujo resultado para o CDS é pior do que o obtido nas últimas eleições e, ainda por cima, onde o PSD obtém o seu pior resultado, então é porque as expectativas já estão muito, muito baixas. O que tem um significado: mestre como é na gestão de expectativas, a um ano das eleições, o Dr. Portas já convenceu os seus de que se o CDS tiver 7% nas próxmas eleições (como diz esta sondagem), então haverá festa grande no Largo do Caldas. Daqui a um ano, talvez bastem 5%. Parabéns Dr. Portas! Consigo o CDS/PP vai longe. Conte comigo.
ResponderEliminarEm 1979 ganhei uma Assembleia de freguesia com 76 % pelo CDS ( sim dois dígitos, o 7 e o 6 , mas sem vírgula pelo meio), e rm 82 repeti a proeza subindo para 81 % na coligação AD, o que dá para perceber o que o PSD trouxe de mais-valia...
ResponderEliminarPortanto, não vou dizer que 7,1 é bom ou é mau. Quanto ao que era em 2007, é bom não esquecer, o que ficou por fazer ou foi desmentido pelos factos, pese toda a manipulação informativa do governo...
Se não houvesse a "mão invísivel", o CDS estaria bem melhor.
Quanto à boa harmonia dentro do CDS, devo dizer que quem a pretexto do banal afastamento ou amuo de um vice-presidente, que ninguém dera pela falta no último ano "promoveu" e elogiou a convocatória de um Conselho Nacional inócuo, não pode ter a veleidade de falar num partido a viver em harmonia...
Quando muito seria a apologia à Paz dos cemitérios...
Agora o que me preocupa é que sejam raciocínios difusos, contraditórios e pouco rigorosos a par de interesses de promoção pessoal, dentro e fora do aparelho, a decretarem e a marcar a "agenda partidária", relegando os temas importantes para a lista de espera...
Claro está, que nessas circunstâncias as sondagens não podem subir.
"Dirigente do CDS-PP demite-se
ResponderEliminar28.09.2008, in Publico
O ex-conselheiro nacional do CDS Orlando Góis demitiu-se de presidente da concelhia de Santarém, abandonando também o seu lugar de vogal na comissão política distrital do partido."
A Comissão Política Nacional ainda tem gente?
Meus amigos,
ResponderEliminarQuando falei em comentadores óbvios, nunca pensei no Carlos e no JAC, mas politicamente cada um faz as figuras que quer. Como é evidente, face aos resultados muito maus que o CDS tem tido nas sondagens, é claro que se o CDS sobe é bom. Acho eu.
O que é engraçado é haver gente que parece que quer o CDS se estatele. Eu, independentemente do líder que estiver na altura, concorde muito ou nada, quero sempre que o CDS tenha bons resultados. É uma diferença de postura, que não é só da boca para fora.
Uma coisa é gostarmos que o nosso partido tenha bons resultados - todos os militantes desse partido gostam disso; outra diferente é gostarmos disso quando quem o conduz agiu e age mal, quis humilhar e humilhou publicamente correleginários seus, tratou e trata militantes seus como se fossem bonecos descartáveis e, pior, fez mal a pessoas, à vida de pessoas, com um sangue frio invejável. Como podemos ficar contentes quando o CDS sobe em sondagens quando tem uma pessoa assim a liderá-lo? Há alguém que ainda pense que o passado de Portas e do portismo será branqueado? Nem precisam de ser os militantes a fazê-lo, bastarão os comentadores de serviço, à esquerda e à direita, a fazê-lo.
ResponderEliminarEm miúdo lembro-me de uma conversa que se repetia de tempos a tempos na minha aldeia, aos domingos à saída de missa.
ResponderEliminarNa loja que vendia comes e bebes e abastecia as pessoas para toda a semana, as conversas andavam muito em redor das diatribes e dos problemas com os animais domésticos. Eram uma parcela da riqueza das pessoas. Um porque o burro dava coices, outro porque o carneiro partia tudo à marrada, a cabra porque saltava por onde não devia, as galinhas que comiam os ovos , o porco que à trombada virava o curral do avesso, etc, etc,...
E perante o ilêncio prolongado do dono da loja os clientes não descansavam enquanto não o interpelavam para saber a sua opinião.
E o velho cmerciante com grande ironia logo desfiava o livro da sua fina sabedoria, por mais paradoxal que isso possa hoje ser entendido por quem só sabe o que ouve nos telejornais.
Sabem, dizia o comerciante, eu tenho-os ouvido com muita atenção e cada um não eixa de ter as suas razões e ser ente entendível que não tiveram sorte com os vossos animais domésticos.Porém, estão a esquecerem-se de uma coisa também muito importante. Sabem o quê?!
É que por muita razão que os assista, também há animais que não têm sorte com os donos...
Pois é, eu conheço muita gente que acha que o partido existe para lhe dar um cargo, sem que eles tenham que mexer uma palha ou justificar competência ou perfil.
Tendo anos ou semanas de vida como militantes e porque usam uma mini saia mais vistosa ou sabem fazer um nó de gravata e dar um ar de "finesse" outras vezes nem se dão a esse trabalho e ai Jesus que o partido não está à altura...
Vejam o que aconteceu há dias em Setúbal. O dirigente da Distrital por acaso, era o Bispo resignatário?!
O que é que ele fez para além daquilo que só aquela dúzia de colegas da Distrital, ousou propagandear por aí fora, sem explicar as coisas a fundo.
Queria ser cabeça de lista!
Ou por outra, queria que fosse a Distrital a indicar o nome do cabeça de lista.
Já estão a imaginar quem era o escolhido, não estão?!
Agora digam, não foi uma "benção" um tipo daqueles ter saído?!
Só uma nota mais sobre o dirigente de Setúbal.
ResponderEliminarEm Outubro de 2006 promoveu no auditório de Fernão Ferro em Sesimbra, uma palestra que marcou o regresso de Paulo Portas às intervenções no partido.
Foi tido como o arranque para o regresso de Paulo Portas. Estavam lá menos de 100 pessoas e mais de metade vieram de fora do distrito de Setúbal, isso posso garantir-lhes...
Retirem daí as ilações...
Silênco sobre a demissão em Santarém de alguém da própria distrital....
ResponderEliminarQuerias saber o quê?!
ResponderEliminarAinda há oito dias estive ao seu lado numa Sessão Formativa em Santarém.
Por acaso ainda não me comunicou a demissão nem tinha que o fazer. Haverá razões mas será de questões que pouco me interessam...
Sei que irá haver pela certa novas eleições para a concelhia. É o procedimento normal...
7,1 % é uma optima sondagem para o CDS.
ResponderEliminarMas 7,1% para quê ?
Qual é o projecto que o CDS defende para o país ? Na saude, na educação, na justiça, na cultura.
O CDS perdeu-se em 4 anos de lutas fraticidas e entra no ano eleitoral em dificuldades.
Paulo Portas que prometeu um partido a crescer e uma primavera está em grande dificuldades.
Teve o pior resultado de sempre em Lisboa, teve o pior resultado de sempre na Madeira e arisca-se a ter o pior resultado de sempre nos Açores.
Digo isto com pena porque é o meu partido e considero o politico da sua geração com mais qualidades.
Não está a conseguir dar a volta
P