sábado, julho 19, 2008

19 de Julho, dia de Sto Arsénio e da fundação do CDS

A propósito do dia de hoje, fui em busca do Santo que a Liturgia da Igreja Católica hoje comemora. Em www.evangelhoquotidiano.org descobri que hoje é dia de Santo Arsénio, e ainda o texto que transcrevo a seguir:

"Santo Arsénio nasceu em Roma no ano de 354 mais ou menos, de nobre família de senadores. O imperador Teodósio quis que ele viesse para Constantinopla confiando-lhe a educação dos filhos Arcádio e Honório. Ali permaneceu durante 11 anos, até aproximadamente 394, tendo pedido a exoneração do cargo para se retirar para o deserto egípcio, depois de uma profunda crise espiritual.

A vida eremítica tem em Santo Antão abade o exemplo mais imitado e mais popular. Alguns cristãos empreendiam longas e desconfortáveis peregrinações para ter colóquios com um destes anacoretas iluminados: entre eles está Santo Arsénio, eremita no Egipto e um dos mais célebres pais do deserto. Diz-se que o santo anacoreta não gostava de interromper a rígida observância do silêncio nem com um peregrino que viesse de longe...

Santo Arsênio morreu entre 434 a 450 em Troe, perto de Mênfis."


Tal como Santo Arsénio, parece que o CDS (que hoje comemora o seu 34º aniversário) tem vindo progressivamente a devotar-se politicamente ao isolamento e ao silêncio...

5 comentários:

  1. Com que então Santo Arsénio é que vos inspira?!
    Fiquei deveras fascinado com esta revelação!

    Será que Sarkozy foi ao deserto buscar inspiração para melhor gerir a Europa?

    Será que Carla Bruni o «inspira» (a sua cocaína, a sua heroína, o seu cigarro, como diz na canção...)ou foi apenas o «achamento» que trouxe das pirámides de Gizé?!

    Nota: Ver no meu blogue:«O esplendor da liberdade!»

    ResponderEliminar
  2. eu acho é que o "santo" j.Anacoreta podia ser mais activo e avançar com uma solução centrada nele próprio....

    ResponderEliminar
  3. anónimo das 3.14 isso eras o que tu querias!O que tu queres sei eu!

    ResponderEliminar
  4. Se calhar é Santo Arsénico...

    ResponderEliminar
  5. Pois o meu padroeiro é o Sancho Pança

    ResponderEliminar