quarta-feira, abril 09, 2008

Notas soltas sobre futebol

Não sou muito dado a falar de futebol. Talvez por ser de um clube que não sendo pequeno também não é grande. Trata-se do Boavista, clube da minha zona, a que me ligam razões afectivas.

E por ser do Boavista, não tenho muito que falar. Se o meu clube perde…perde, não há drama. Se o meu clube ganha…ganha, não há euforia. Habituei-me a ver futebol no estádio, nunca comprei um jornal desportivo, não vejo programas de televisão sobre futebol, e já nem a selecção da FPF me entusiasma.

Mas gosto muito de futebol. Gosto de ir ao estádio, gosto da adrenalina, gosto do barulho das claques, dos fanáticos e dos imbecis. Gosto daquela hora e meia de jogo, muitas vezes mal jogado, é um prazer relaxante, difícil de explicar a quem o futebol é uma questão central na vida.
Gosto quando um espectador ao meu lado percebe que também sou sócio e muda de postura olhando para mim como se fosse da família, pronto para me convidar a jantar com a sua senhora em sua casa.
Gosto quando os entendidos ficam estupefactos, quando durante um jogo me perguntam se o defesa esquerdo XPTO veio do Sport Xiripipi ou do Atlético Garujaícu, e eu não sei responder.

E realmente há muita coisa que não sei sobre futebol, ou antes, sobre os protagonistas do futebol.
Não sei quanto custou fulano, se sicrano já esteve castigado, ou beltrano gosta de gajas loiras.
Não faço ideia do que dizem os presidentes dos clubes, porque há muitos anos que os classifiquei como gente sem nexo, por isso mal vejo uma cara labrega a dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa que eles acham o fim do mundo, desligo imediatamente.

Mas isto não quer dizer que não perceba do jogo propriamente dito.
Sei quando vale a pena apostar num jogador, Sei que treinadores são medíocres, e sei ao fim de três ou quatro jornadas se uma equipa tem futuro ou não.
Não é nada de especial, são muitos anos a ver jogos no estádio.

E sei também que por mais que uma equipa seja beneficiada, há sempre outras alturas em que é prejudicada.
Já vi o meu clube ser indecentemente beneficiado e já vi o meu clube ser roubado vergonhosamente pelas arbitragens.

Uma coisa sei, para se ser campeão, é preciso jogar melhor que os outros, o resto são balelas.

3 comentários:

  1. Subscrevo a sua declaração final.
    Aproveito também para esclarecer que o defesa esquerdo XPTO veio do "Unidos à Ponte do Rio Leça".

    DECLARAÇÃO DE INTERESSES: sou do sporting.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Se os adeptos do futebol fossem todos como José parece ser pelo post, é muito provável que eu gostasse desse desporto. É uma pena ser um em tão poucos. A.F.S.

    ResponderEliminar