sexta-feira, janeiro 04, 2008

O centrão e o aeroporto Sá Carneiro

Se ainda houvesse dúvidas sobre os males que o centrão vai fazendo ao País, os últimos desenvolvimentos em torno do BCP devem ter acabado com elas.

Surge agora uma oportunidade de se destruir mais um bocadinho do poder do centrão. Essa oportunidade foi criada pela declaração de interesse da Sonae na gestão do aeroporto do Porto.

Que mais não fosse porque essa solução acarretaria a introdução de concorrência na gestão aeroportuária nacional, ela deveria ser apoiada por todos os cidadãos que se assumem como anti-centralistas.

Porque apresenta a oportunidade de descentralizar poder, neste caso económico, a solução deveria ser acarinhada por todos os que são prejudicados pelo poder do centrão. Nomeadamente o CDS. Principalmente todas as instituições do resto do País, isto é, que não são de Lisboa.

Por aqui pode passar a construção de um pilar importante de um Portugal diferente, para melhor. Por aqui pode passar a racionalização do discurso sobre as políticas nacionais de transportes e de infraestruras, que é como quem diz, dos investimentos públicos. Por aqui pode passar um esforço de reequilíbrio do desenvolvimento do território nacional.

Por tudo isto e pelo mais que se poderia acrescentar, é hora de agarrar em "armas" e defender a privatização da gestão do Sá Carneiro e o desmembramento da Ana.

É possível um Portugal melhor. Basta querer!

E, neste caso, querer concorrência na gestão aeroportuária!

3 comentários:

  1. Retirar Pedras Rubras da tutela da ANA não é nenhum desmembramento.
    É uma metamorfose.
    Passava a ser a ANÃ.

    ResponderEliminar
  2. Entao a ryanair quer criar uma base de operacoes no aeroporto do Porto e a administracao recusou?
    A RYANAIR! Neste momento a companahia de aviacao com maior crescimento!
    Eles querem expandir a frota e o servico no Porto!
    O turismo e´ a tabua de salvacao para o Norte de Portugal, pois a regiao ate´ tem potencial, mas está desaproveitado!
    Ainda na revista de bordo da ryanair vinha muita publicidade ao Porto, ao Vale do Douro e ao Minho!
    Dublin (cidade onde resido agora) nao tem nada de interessante para ver ( a nao ser os irish pubs, a fabrica da guiness, a destilaria do jameson e as igrejas) e tornou-se uma das cidades mais visitadas da Europa... Claro que foi por causa da ryanair...qualquer crianca de 6 anos percebe isso...

    E agora pergunto, que interesses obscuros levam uma administracao a recusar uma proposta de aumento de negocio da Ryanair?????
    O lobby do algarve ou o lobby de Lisboa?????

    Claro que os hoteleiros do Porto atiraram-se ao ar e com razao....
    Mais uma prova de que estamos a ser asfixiados pelo centralismo do norte de africa...

    ResponderEliminar