Os estudos terão terminado com o aparecimento do encomendado pela ACP.
Temos assim 3 hipóteses:
OTA - 3,1 mil milhões de euros - Governo
Alcochete - 2,1 mil milhões de euros - CIP
Portela +1 - 245 milhões de euros - ACP
numa visão mais economicista ganha claramente o da ACP.
que tem ainda uma forte vantagem que é o facto de dividir claramente as funções dos dois aeroportos: hub em Lisboa, low coast em Montijo.
Sou claramente incapaz de decidir embora me pareça mais sensato, tendo em conta o estado das finanças do pais e a evolução que o transporte aéreo tem tido com o boom dos voos baratos em aeroportos secundários, o estudo da ACP.
Portugal precisa de investimento e portugal precisa de atrair turistas. Mas nem a construção de um aeroporto é um investimento gerador de receitas, nem o turismo se conquista pela existência de um aeroporto de milhões.
viagens de três dias a Londres, Milão ou Dublin todos conhecemos quem as faça. Os voos da Ryannair a partir do Porto têm sido um sucesso. O grande custo que era viajar desapareceu e sobra dinheiro para gastar no destino.
A questão agora é politica. Não é tecnica, pois essa ficou demonstrada poder ser de formas diferenciadas.
Aguardemos pois pelo fim da presidência portuguesa, pelas remodelações e entáo sim vamos ficar a saber o que se vai passar. Ou talvez não pois já andamos nisto desde 1969......
Estive a analisar os resultados da privatização do monopólio dos aeroportos britânciso (aquisição da BAA pela Ferrovial). O resultado foi desastroso. Sem concorrência, os privados irão logicamente prosseguir o seu interesse, aumentando preços, deteriorando a qualidade de serviço, e adiando investimentos. Aquilo que acontecerá sem gestão regional dos aeroportos.
ResponderEliminarVale a pena ler:
http://norteamos.blogspot.com/2007/11/monoplio-aeroporturio-no-reino-unido-um.html