quarta-feira, novembro 28, 2007

Critérios

Já foi entregue ao Governo o estudo encomendado pela ACP ao Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Faculdade de Economia e Gestão da UCP que defende a solução Portela + 1. A diferença de custos em relação ao projecto da OTA é orçada em cerca de dois mil milhões de contos, e em relação ao de Alcochete em 1,3 mil milhões de euros. Coisa pouca, mesmo. Curioso vai ser ver a forma como se irá proceder à comparação entre os estudos e os projectos em cima da mesa, afastada que está - presume-se - a possibilidade de argumentar com eventuais falhas e insuficiências técnicas e de avaliação económica. A pág. 10 do Público de hoje, embora falando verdade, não parece augurar nada de bom nessa matéria: "Estudos com origens e motivações diferentes prejudicam compaaração entre alternativas para o novo aeroporto". Bem, mas disso, até eu, que normalmente digo pouco, já tinha suspeitado...(post de 20.06.2007)

2 comentários:

  1. Convém esperar pelo estudo que está a ser elaborado pela UTAD para equacionar bem todas as diferenças. E o estudo da Universidade de Évora também não deve contar? - Temos mais 30 anos para estudos!!!

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  2. Estive a analisar os resultados da privatização do monopólio dos aeroportos britânciso (aquisição da BAA pela Ferrovial). O resultado foi desastroso. Sem concorrência, os privados irão logicamente prosseguir o seu interesse, aumentando preços, deteriorando a qualidade de serviço, e adiando investimentos. Aquilo que acontecerá sem gestão regional dos aeroportos.

    Vale a pena ler:
    http://norteamos.blogspot.com/2007/11/monoplio-aeroporturio-no-reino-unido-um.html

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