quarta-feira, setembro 26, 2007

POLÍTICAS INCOMUNS

A razão porque dificilmente iremos ter algum dia uma política comum europeia de defesa e de negócios estrangeiros está à vista. A "Europa" nem se consegue entender num tema tão óbvio e cristalino como Robert Mugabe. Ainda bem (para ele) que Mugabe não é branco e não se chama Pinochet, pois arriscava-se a ser preso. Assim, vai ser recebido com pompa e circunstância.
Bem sei que devemos apreciar a forma como o nosso Ministro dos estrangeiros se integrou tão brilhantemente na tradição lusitana do contorcionismo diplomático, mas acredito que lhe tenha custado muito.
Nesta matéria, não estar ao lado do Reino Unido é estar na trincheira de Mugabe, o que nos devia fazer corar de vergonha. O simples facto de hesitarmos, em nome do "sucesso" da nossa cimeirazinha, é bem elucidativo das nossas prioridades e da impossibilidade de uma política comum.
P.S. - O triste espectáculo de circo em que se transformaram as eleições no PSD não me dá alegria nenhuma. Só me permite confirmar que com os políticos e partidos que temos, esta ideia demagógica das "directas" não podia dar outro resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário