quarta-feira, maio 30, 2007

A questão política da Ota

Foi brilhante a forma como Pacheco Pereira, na Quadratura do Círculo, explicou a relevância política da questão da construção de um novo aeroporto internacional na Ota. Repare-se que se trata de duas questões diferentes, especialmente no plano político: primeiro, se o País precisa de um novo aeroporto internacional; segunda, se a solução da Ota é a melhor. Já aqui abordei estes assuntos e já me pronunciei sobre as duas questões. Duvido que o País precise de um novo aeroporto internacional e ainda ninguém me provou o contrário. Sei que a Ota não é a melhor solução, quer pelos custos quer pelo que vai implicar no ordenamento territorial do País, ainda que admita que, a fazer-se, faz algum sentido fazê-lo no centro - o problema é a lógica que está por trás dessa decisão.

Portanto, o que queria acrescentar aqui é isto:

Não acredito na viabilidade de um País que vai avançando à custa de obra megalómana atrás de obra megalómana. É giro, ocupa uns milhares de pessoas, durante algum tempo, absorve alguns fundos europeus, dá negócio a uma série de construtoras que depois dão negócio a uma série de partidos e cargos a uma série de ex-políticos.

Posteriormente, ficamos com o resultado das obras, após as derrapagens habituais e os atrasos inevitáveis.
Pior de tudo, depois verificamos que as consequências principais foram, uma vez mais, a destruição da coesão geográfica, humana e económica do País.

Não acredito que o futuro seja bondoso para um País que não se consegue equilibrar territorialmente, nem construir a vitalidade da sua sociedade e da sua economia através do desenvolvimento das cidades médias.

Mas sobretudo entristece-me viver num País que desbarata recursos caros - e a chegar ao fim, como os europeus - a apostar em obras faraónicas que agravam o macrocefalismo do Terreiro do Paço.

Entretanto ficam por fazer as obras urgentes e atrasadas que poderiam permitir ao país recuperar a sua competitividade: por exemplo, na modernização de todas as linhas férreas e na sua adaptação às necessidades do presente, em particular para o transporte de mercadorias. Basta analisar as diferenças de custos entre a adaptação das linhas para a Alta Velocidade, tipo alfa pendular, e a velocidade muito elevada, tipo TGV, para perceber o equívoco deste tipo de opção por obras grandiosas. Com o dinheiro da Ota poderiam modernizar-se diversos aeroportos nacionais, modernizar-se centenas de quilómetros de linhas férreas e desenvolver-se uma verdadeira política de transportes integrada que tirasse partido da especial posição geográfica do País: a de região da Europa mais próxima da África ocidental e de toda a América Latina, para não ir mais longe.

4 comentários:

  1. Com esta ajuda do PP já arrumei as ideias.

    Tecnicamente a OTA é o mais pobre.

    Financeiramente é o mais caro!

    Ambientalmente anda ela por ela ( falta-me saber como se defende o aquífero )

    Espero que me expliquem em termos de Ordenamento do Território o que está em jogo!

    ResponderEliminar
  2. O PSD em devido tempo fez os estudos imprescindíveis para que a Ota fosse a opção certa, o risco mais aconselhável, o critério de racionalidade económica mais saudável, o de impacto ambiental menos gravoso. A oposição (com elevado sentido de Estado... honra lhe seja feita) deu continuidade ao projecto. Só lhe fica bem esta postura digna e coerente. Poderá até ser acusada de se ter "colado" ao ambicioso projecto do PSD...

    Agora, o PSD (na oposição), usa o caso como patética arma de arremesso político-partidário lançando uivos lancinantes que ecoam urbi et orbi:

    Que de despesismo, que de monstruosidade, que de barbaridade megalómana, que de interesseirismos
    medonhos!!!... Elefante branco, obra faraónica e tutti quanti...

    Ridículo, profundamente ridículo. O Sr presidente da república, faz o seu papel: é preciso estudos para se saber ao certo a situação do binómio custo/benefício.
    Bem fala Frei Tomás. Ele, que no Centro Cultural de Belém fez orelhas moucas ao mesmo tipo de críticas que agora produz, bem podia estar silencioso. Perdeu uma boa oportunidade.

    ResponderEliminar
  3. Em 1972 já havia estudos sobre a hipotese de mais tarde ter de se construir um novo aeroporto.

    Uma pesquisa revelou-nos que, afinal, houve estudos, baseados em projecções, feitas atempadamente.
    O Decreto nº 48 902 de 8 de Março de 1969 criou o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa agregado ao Ministério das Comunicações.

    Infere-se que o lema “governar bem é prever” foi cumprido pelos governantes de então. Quarenta anos antes da polémica sobre o novo aeroporto da OTA já aqueles governantes começaram os estudos sobre a localização.

    O Decreto referido criava o Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa, reunindo os técnicos mais competentes, com liberdade para contratarem especialistas.

    O escopo do decreto era a apresentação de um relatório final, conciso, indicando o melhor local para um novo aeroporto.

    O relatório final – Estudo da Localização do Novo Aeroporto de Lisboa - foi impresso e publicado pela Imprensa Nacional em 1972. Foram escolhidos 6 locais (Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio e Portela de Sacavém).

    Consulte:

    1 - http://psitasideo.blogspot.com/2007/07/gabinete-do-novo-aeroporto-de-lisboa.html
    2 - http://psitasideo.blogspot.com/2007/07/ii-para-que-serve-investigao.html
    3 - http://psitasideo.blogspot.com/2007/06/para-que-serve-investigao-operacional.html

    ResponderEliminar